ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Agricultura
    Evento fortalece a pecuária leiteira em Mimoso do Sul Participaram do torneio 32 animais, sendo 10 animais da categoria de 20 kg, e 22 animais da categoria 30 kg
    (Foto: ELDR Mimoso do Sul)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    20 de Setembro de 2017 às 15h16

    O Distrito de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, recebeu o I Concurso Leiteiro, este mês. O evento foi idealizado por produtores locais e incentiva a atividade de pecuária leiteira, que é expressiva na região.

    A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Associação de Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a Cooperativa de Laticínio de Mimoso do Sul (COLAMISUL), o Sindicato Rural Municipal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares Municipal, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), via escritório local de Mimoso do Sul, e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

    Durante a programação, foi realizado o I Encontro Técnico de Bovinocultura Leiteira de São Pedro do Itabapoana, no intuito de trazer informações aos produtores participantes e demais produtores da região. O evento faz parte da programação do Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável, desenvolvido pelo Incaper, que tem como objetivo fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina capixaba com sustentabilidade, visando melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais.

    As palestras foram: “Planejamento da Propriedade Leiteira para Convivência com o Período da Seca”, ministrada pelo zootecnista do Incaper Bernardo Lima Bento; “Melhoramento Genético e Seus Avanços Associado à Gestão e ao Manejo”, apresentada pelo médico veterinário e especialista em pecuária leiteira Raoni Rohr Moreira; e “Bovinocultura de Leite e Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas”, pelo engenheiro agrônomo da Colamisul Guilherme de Andrade Werneck.

    Participaram do torneio 32 animais, sendo 10 animais da categoria de 20 kg, e 22 animais da categoria 30 kg, envolvendo os municípios de Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua, Apiacá, São José do Calçado e Bom Jesus do Itabapoana.

    Segundo o técnico em Desenvolvimento Rural do Incaper Wescley Henrique Silva Marion, as atividades predominantes no município são a cafeicultura e a pecuária leiteira e de corte. “Estamos muito felizes porque conseguimos atender as nossas expectativas. Atualmente Mimoso do Sul produz 11 milhões de leite por ano e tem se destacado pelos investimentos em melhoramento genético com foco na criação de fêmeas para comercialização”. Ele ainda contou que hoje em dia o Incaper atende seis produtores rurais a partir do Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável.

    Ele também reforçou que a realização do evento não seria possível sem o grande apoio das equipes dos escritórios locais do Incaper de Apiacá e de Bom Jesus do Norte.

    Classificação Final

    Categoria 20 Kg:

    Produtor

    Animal

    Lactação em 6 ordenhas

    Média diária

    Class.

    Maurício Tonhole

    Pinta Silva

    59,870

    19,957

    Sandro de Oliveira Prúcoli

    Joia

    59,860

    19,953

    José Hermínio G. Matieli

    Luna

    59,760

    19,920

    Sebastião Sergio Sobreira Prúcoli

    Boneca

    59,755

    19,918

    Augusto B. Almeida

    Boneca

    59,490

    19,830

    Categoria 30 kg:

    Produtor

    Animal

    Lactação em 6 ordenhas

    Média diária

    Class.

    Felipe Veniali de Oliveira

    Vitória

    90,025

    30,008

    José Conti Matieli

    Laide

    90,070

    30,023

    Sebastião Sergio Sobreira Prúcoli

    Veluda

    90,110

    30,037

    Arthur Melo de Oliveira

    Amazona

    89,795

    29,932

    Paulo Sergio Ribeiro Massini

     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.