ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Agricultura
    Anchieta realiza pesquisa com clientes da feira da agricultura familiar Foram aplicados 261 questionários pelos estagiários da prefeitura
    (Foto: Divulgação/PMA)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    16 de Agosto de 2017 às 10h03

    A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Anchieta realizou recentemente uma pesquisa de satisfação junto aos clientes da Feira da Agricultura Familiar, que é realizada aos sábados na Praça São Pedro, com produtores de Anchieta e outros municípios. Foram aplicados 261 questionários pelos estagiários da prefeitura.

    A iniciativa tem como objetivo aprimorar o funcionamento da feira, tanto na parte de infraestrutura, como organização dos feirantes e dos produtos a serem comercializados. O resultado da abordagem mostrou que os clientes preferem comprar no horário das 06h às 07h. E que dentre os produtos mais procurados estão, disparadamente, as verduras e temperos verdes. Os processados, como pães, bolos, biscoitos, temperos também são um diferencial que levam os clientes à feira.

    A limpeza, organização e o atendimento do local foram bem avaliados pelos entrevistados.  De acordo com informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, quase 100% das pessoas abordadas relataram que é necessário que os feirantes utilizem uniforme.

    Dentre os aspectos menos positivos, foi destacado o preço, que para parte dos entrevistados (58%), alguns produtos estão iguais aos dos supermercados. Outro item a ser melhorado é a estrutura, pois no verão o local faz muito calor.

    O aspecto que mais surpreendeu, segundo os organizadores da pesquisa, é que a feira tem um forte apelo de sociabilidade, isto é, é considerada pelos clientes como um local de encontro e entrosamento. “Trata-se de um ponto muito positivo, pois reforça que as pessoas a procuram não só pela possibilidade da compra de produtos frescos, direto do produtor,  mas pelo prazer de estarem neste espaço, encontrando amigos e relembrando suas origens. Tantos os feirantes quanto a Secretaria consideram esse diferencial de extrema importância  e que deve ser explorado para superar este momento de crise”, explica a servidora Simone Battestin.

    Conforme o titular da pasta, Geovani Bissa Meriguete, com a pesquisa, já apresentada aos feirantes, será possível, juntamente com eles, investir no que precisar ser melhorado e aprimorar outros mecanismos, a fim de tornar a feira um espaço ainda mais atraente. “Vimos que precisamos avançar em alguns aspectos. Os feirantes estão cientes e abertos às melhorias. Precisamos aproveitar o espaço para fomentar ainda mais a comercialização dos produtos da agricultura familiar de Anchieta e municípios que participam da feira, bem como, incentivar a produção orgânica, principalmente nesse momento de crise financeira que o município atravessa”, destacou.

    Além dos sábados, das 06h às 12h, na Praça São Pedro, a Feira da Agricultura Familiar de Anchieta acontece às quartas-feiras, a partir das 5h30, ao lado da Prefeitura.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.
    Dra Izabela