ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Agricultura
    Dia de Campo sobre café arábica encerra curso Produtor Informado em Marechal Floriano O evento contou com a participação de 30 produtores rurais que concluíram o curso Produtor Informado em Sustentabilidade.
    (Foto: Divulgação/Incaper)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    04 de Julho de 2018 às 13h18
    (Atualizada) 04 de Julho de 2018 às 13h27

    Visando ao aperfeiçoamento técnico da atividade cafeeira, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, em Marechal Floriano, o “Dia de Campo sobre Demonstração de Métodos e de Resultados da Cultura de Café Arábica”. O evento teve a parceria da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres).

    O evento foi realizado na propriedade da família Krohling, em Santa Maria de Marechal, e contou com a participação de 30 produtores rurais que concluíram o curso Produtor Informado em Sustentabilidade. Na ocasião, as atividades teóricas apresentadas ao longo do curso puderam ser observadas na prática de campo, por meio das 6 estações de trabalho.

    “Mostramos desde a escolha da área para o plantio, as boas práticas agrícolas para se chegar em uma planta com produção e vegetação equilibrada, práticas de manejo do solo e da planta, manejo do café na colheita e pós-colheita e terminamos na pequena torrefação que a família tem no sítio”, disse César Krohling, extensionista do Incaper em Marechal Floriano. Ele e o extensionista Ubaldino Saraiva conduziram os trabalhos.

    “Nós do Incaper, que atuamos como instrutores do curso, esperamos no futuro produtores mais informados e ativos, produzindo cafés diferenciados com produtividade e qualidade superiores, oferecendo para os consumidores do mundo cafés com segurança alimentar e com sustentabilidade econômica, ambiental e social”, acrescentou Ubaldino.

    Produtor Informado em Sustentabilidade

    O Curso Produtor Informado em Sustentabilidade é um programa do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFE) e faz parte da Plataforma Global do Café pela sustentabilidade da cafeicultura. O objetivo do curso é capacitar produtores, filhos e/ou trabalhadores interessados em melhorar a gestão de suas propriedades e também a qualidade do seu café, respeitando o meio ambiente e preservando os recursos naturais. A metodologia do curso adota o computador e a internet como ferramentas de apoio e busca pela informação sobre clima, preços, mercados, técnicas de produção e boas práticas agrícolas, com o objetivo de em único curso dar o treinamento em informática e os conhecimentos sobre as boas práticas agrícolas que possibilitam aumento de produtividade, renda e qualidade de vida da família e, ainda, tornar os produtores mais competitivos e com possibilidade de acesso aos mercados diferenciados dos cafés. Foram ministradas 14 aulas, totalmente gratuitas, aos produtores interessados.

    Cafeicultura em Marechal Floriano

    Apesar do município de Marechal Floriano ter uma área total (produção e formação) de apenas 4.200 hectares de cultivo de café arábica, a cafeicultura tem uma importância fundamental na geração de renda e emprego, já que mais de 90% das propriedades cultivam café. Os produtores do município se destacam pela produção de cafés de qualidade. “Dos 13 concursos já realizados no Estado, Marechal conquistou quatro vezes o primeiro lugar. Isso sem falar nas outras classificações”, comemorou César Krohling.






    Fonte:Incaper

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.