ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Saiba onde encontrar atendimento odontológico gratuito em Cachoeiro População pode ter acesso a procedimentos básicos e complexos, como o tratamento de canal
    (Foto: Divulgação/ PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    06 de Abril de 2018 às 15h34

    Em Cachoeiro, a população pode encontrar atendimento odontológico em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O município tem, ainda, dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e uma Clínica Odontológica Infantil (COI). Os atendimentos são ofertados pela prefeitura, via Sistema Único de Saúde (SUS).

    Para garantir a oferta desses serviços, a Secretaria Municipal de Saúde conta com equipe de 64 dentistas. Nas unidades básicas, são realizados diagnóstico oral, extração, dentística (restauração), periodontia (remoção de tártaro, limpeza) e atendimentos de urgência e emergência.

    Os CEOs recebem os pacientes que necessitam de tratamento especializado de maior complexidade, os quais são encaminhados pelos dentistas das UBS. Os serviços disponíveis nesses centros são os de tratamento de canal, atendimento a paciente especial, cirurgia buco-maxilo-facial, periodontia (cirurgias) e colocação de prótese total.

    Já a Clínica Odontológica Infantil recebe crianças de até 12 anos que demandam atendimento diferenciado, por motivos inerentes à faixa etária. Para isso, o COI dispõe de odontopediatras, especialistas no tratamento com esse público.

    Os interessados em atendimento devem procurar o setor de odontologia das unidades dos locais onde moram para realizar o agendamento. Para os moradores de bairros e distritos em que as unidades de saúde não possuem consultório odontológico, basta procurar a unidade mais próxima que ofereça os serviços.

    “A prefeitura dispõe de profissionais muito qualificados para atender à grande demanda por atendimento odontológico no município. Há um esforço constante para dar agilidade e qualidade ao atendimento clínico e também reforçar ações de prevenção”, afirma a coordenadora de Prevenção e Promoção de Saúde Bucal da Semus, dentista Graziela Baptista Pinto, que administra a área de odontologia na prefeitura com os dentistas Fábio Melo, gerente de Saúde Bucal, e Maria de Fátima Nespoli, coordenadora do CEO.

    Preventivo nas escolas

    A equipe de dentistas da prefeitura também realiza ações educativas de prevenção nas escolas municipais e estaduais de Cachoeiro. As atividades incluem palestras para os estudantes, orientação aos pais e responsáveis e escovação supervisionada e aplicação de flúor nos alunos.

    “Uma boa saúde bucal é de extrema importância, influenciando diretamente nos aspectos gerais do indivíduo. A literatura médica informa que focos de infecção podem desencadear desde problemas cardíacos até partos prematuros, no caso de gestantes. Trabalhamos para que esses serviços sejam cada vez mais reforçados, tanto na cidade quanto no interior de Cachoeiro”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

    Bairros e distritos em que a UBS oferece atendimento odontológico:

    Aeroporto
    Amaral
    Aquidaban
    Burarama
    Coramara
    Conduru
    Gilson Carone
    IBC/Jardim Itapemirim
    Itaoca
    Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima)
    Novo Parque
    Pacotuba
    São Luiz Gonzaga
    São Vicente/Independência
    Soturno
    União
    Village da Luz
    Zumbi

    Localização dos centros especializados:

    CEO I e COI – Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, Gilberto Machado (próximo à praça da Unimed)
    CEO II – Funciona no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (rua Ângelo Boss, nº 1, Baiminas)

     
     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.