Uma das nascentes mais conhecidas da área urbana em Cachoeiro, a Biquinha do bairro Vila Rica acaba de passar por revitalização e ganhou trabalho completo de reparos e jardinagem. O serviço foi conduzido pela prefeitura por meio do setor de Parques e Jardins.
Paralelamente, as equipes entram na fase final do mesmo serviço no bairro Nova Brasília, na pracinha do Rotary. O local está mais bonito, após os ajustes em muros e calçadas, nova pintura nos muros, grama e flores. A previsão é de que tudo fique pronto ali até o fim desta semana.
O Parques e Jardins conta com servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A Biquinha é usada por moradores não só do Vila Rica. Recentemente, foi muito acessada também por cachoeirenses que doaram grande quantidade de água dali para Rio Novo do Sul, após a enxurrada que afetou aquele município.
“Com a revitalização da Biquinha, nossa equipe buscou deixar o local mais seguro e bonito. E estamos sempre monitorando as comunidades para que o trabalho chegue a muitos outros locais em breve”, anuncia Cleuzenir Silva, coordenador do setor de Parques e Jardins.
Nos últimos meses, passaram pelo trabalho de jardinagem muitos outros locais, como a praça Tércio Volpato, no bairro Alto União, e a área externa da nova unidade de saúde do Coramara. Está em fase final, também, a revitalização na área verde de outras duas praças: a do bairro Baiminas e a Praça da Paz, no Arariguaba.
O trabalho segue ainda em toda a extensão do canteiro central da avenida Francisco Lacerda de Aguiar, que passa pelos bairros Paraíso, Gilberto Machado e Amarelo. Por lá, além da pintura no meio-fio, o setor vem promovendo nivelamento e substituindo longos trechos de terra por grama e mudas de plantas ornamentais.