ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Licitação do rotativo de Cachoeiro será em março Serão 2.186 vagas, que segundo Jonei Petri, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano,  vão ajudar na democratização do espaço público
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    01 de Fevereiro de 2018 às 07h26

    A prefeitura de Cachoeiro publicou nesta quarta-feira (31) o edital para concessão do Estacionamento Rotativo. O documento agenda para o próximo dia 5 de março, no centro administrativo Hélio Carlos Manhães (antigo Sesc), a sessão pública para encaminhamento dos envelopes pelas empresas interessadas.

    No mesmo prédio, já está disponível a versão impressa do edital completo, na sede da Coordenadoria Executiva de Compras Governamentais. A versão online fica na página de licitações da prefeitura na internet (www.cachoeiro.es.gov.br/licitacoes).

    Serão 2.186 vagas, que segundo Jonei Petri, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano,  vão ajudar na democratização do espaço público. "O novo serviço funcionará como ferramenta de gestão de mobilidade, facilitando o acesso da população local e visitantes, vindos de cidade próximas, a serviços de saúde e ao comércio local, por exemplo", avalia.

    A implantação prevê período de adaptação, com funcionamento sem a cobrança por 30 dias, no mínimo, para que os usuários possam se acostumar com as regras de funcionamento. Cabe à concessionária, também, promover ações de divulgação.

    Aplicativo é destaque do novo modelo

    Os principais objetivos do modelo são ampliar e facilitar o acesso ao serviço. Para isso, a dinâmica oferecida pela internet tem papel fundamental. Por meio de aplicativo de celular, o usuário poderá adquirir ou renovar remotamente a vaga de estacionamento.

    Outras novidades são a instalação de parquímetros nas ruas da cidade e a possibilidade do usuário comprar crédito para uso futuro. Mas a opção pelo método antigo permanece, em que a pessoa compra o ticket impresso. A aquisição será feita em estabelecimentos credenciados ou com os funcionários próximos às vagas.

    O uso do aplicativo amplia as vantagens. “Além de permitir a renovação do tempo de estacionamento sem a necessidade de voltar ao veículo, o celular receberá informações em tempo real sobre o serviço, como a disponibilidade de vagas na área desejada”, lista Kleber Paiva, membro da equipe que coordena a implantação na Semdurb (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano).

    Parquímetros terão conexão com a internet

    A previsão é de que Cachoeiro passe a adotar o novo modelo, por meio da empresa vencedora, até o fim deste semestre. Na primeira etapa, serão instalados 14 parquímetros nas ruas com rotativo: na Área Azul, que abrange a região central, e parte da Área Verde, que corresponde ao “centro expandido”.

    Uma das funções do parquímetro será facilitar a movimentação dos funcionários e dos usuários. Por conta do relevo acidentado na cidade, os aparelhos ficarão, principalmente, na parte mais alta das áreas Verde e Azul. Outra função é expandir as formas de pagamento, pois a máquina é conectada à internet e funciona com dinheiro e cartões, como o de crédito.

     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.