ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Guardas municipais recebem coletes à prova de bala mais resistentes Itens foram entregues à corporação nesta quinta-feira (7)
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    08 de Março de 2019 às 14h03

    Como parte dos investimentos em equipamentos de proteção para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) entregou novos coletes à prova de bala à corporação, nesta quinta-feira (7).

    Foram adquiridas unidades com nível de proteção III-A, o mesmo utilizado pelas polícias, mais resistente que o usado anteriormente pelos agentes. 

    O secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior, lembra que o uso de coletes pela GCM é obrigatório e que a renovação é necessária para ampliar a proteção dos guardas. 

    “A vida útil de um colete balístico é de até 5 anos, então, a substituição precisa ser feita regularmente. Nós optamos por adquirir o colete com melhor nível de proteção entre os que são permitidos às agências de segurança pelo Exército Brasileiro. É uma escolha que se baseia, também, nas apreensões de armas de fogo que a polícia fez em 2018, parte delas com calibres restritos, como ponto 40 e 9 mm. O novo colete é resistente até a disparos de ponto 44”, salienta.

    Na última semana, a Semset entregou pistolas de choque à Guarda, dispositivos não letais para serem usados pelos agentes em casos de iminente perigo de lesão ou legítima defesa. A corporação já havia recebido novos bastões retráteis e coletes refletivos, em outubro passado. A secretaria também está adquirindo algemas, lanternas táticas e espargidores de pimenta para os guardas.

    “Estamos equipando a GCM para que a corporação disponha das melhores condições para atuar em favor de uma cidade mais segura para todos. Também fazem parte desses esforços a entrega das dez novas viaturas, em dezembro de 2017, e as medidas necessárias para que os agentes possam, em breve, voltar a usar armas de fogo”, destaca Guedes.

     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.