ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Novembro Azul: evento no sábado (24) agenda exames de PSA Muitos outros serviços serão oferecidos ao público masculino, na ocasião
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    23 de Novembro de 2018 às 08h22

    Neste sábado (24), o Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, em Cachoeiro, fará agendamento de 100 exames de PSA, que, a partir da análise do sangue, auxiliam no diagnóstico do câncer de próstata. A ação faz parte de evento da campanha Novembro Azul que vai oferecer muitos outros serviços ao público masculino, das 7h às 11h.

    Poderão solicitar o exame de PSA homens a partir de 40 anos. É preciso apresentar cópias de CPF, identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, além de telefone para contato. O exame será realizado por laboratórios conveniados no município. 

    No evento também serão oferecidos corte de cabelo, vacinação, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, aferição de pressão e exame de glicemia. E os que fizeram agendamento prévio no Centro de Saúde serão atendidos em consultas com urologista, clínico geral, nutricionista, psicólogo, dentista e exames de raio x.

    “Com essa ação, entraremos na última semana da campanha Novembro Azul. Convidamos os homens a participarem das atividades de mobilização, que também estão sendo feitas nas unidades básicas de saúde, com ênfase na prevenção de doenças masculinas e, principalmente, no diagnóstico precoce do câncer de próstata”, convoca a secretária de municipal de Saúde, Luciara Botelho.

    Oportunidade para atualizar cartão de vacinação 

    Neste sábado, o Centro Municipal de Saúde também vai oportunizar a atualização do cartão de vacinação para todas as faixas etárias. 

    Das 8h às 12h, estarão disponíveis as vacinas contra HPV (para meninas de 9 a menores de 15 anos e meninos de 11 a menores de 15 anos), Meningite (para meninas e meninos de 11 a menores de 15 anos), febre amarela (maiores de 9 meses), Hepatite B, além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola; até 49 anos), dupla ou DT (tétano e difteria) e vacinas de rotina para crianças menores de 1 ano. 

    “É fundamental levar a carteira de vacinação. Importante salientar que há uma lei estadual que exige o cartão de vacinação atualizado para efetivação da matrícula de alunos da rede pública e privada. Portanto, estamos realizando essa ação em um sábado, também, para que os pais que não têm tempo durante a semana possam aproveitar a oportunidade para levar os filhos para vacinar”, ressalta a coordenadora municipal de Imunização, Horminda Gonçalves.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.