ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Exames e vacinas serão oferecidos neste sábado no centro Equipe do Centro de Infectologia fará coleta de exames na praça Jerônimo Monteiro
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    26 de Julho de 2018 às 11h36
    Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a prefeitura de Cachoeiro vai oferecer, na Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, coleta de exames para detecção desse tipo de doença e vacinas para adultos. A ação, prevista para a manhã deste sábado (28), das 9h às 13h, vai contar, ainda, com a presença de psicólogos, orientação e distribuição de material educativo. 

    As atividades fazem parte da Campanha Julho Amarelo e serão realizadas pelo Centro de Referência em Infectologia Dr. Abel Santana (Crias), com objetivo de incentivar a população a tomar medidas preventivas contra as hepatites virais, que na maior parte das vezes é silenciosa. Acredita-se que cerca de 80% das pessoas que as têm não saibam que estão acometidas. No entanto, se não tratada, é possível que causem complicações sérias, como diabetes, cirrose e, em situações mais graves, a morte.

    Quando os sintomas se manifestam, os pacientes sentem náuseas, icterícia, diarreia, perda de peso sem causa aparente e fadiga. A boa notícia é que, na maioria dos casos, há cura e o tratamento é oferecido gratuitamente, pelas unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim. 

    “O ideal, então, é fazer o exame, que vai ser oferecido na praça. Quem não puder ir, mas está desconfiado que possa estar com hepatite, pode procurar o Crias. Para participar das ações, é só levar o cartão do SUS e documento de identificação com foto”, informa a coordenadora do Centro, Kamila Gomes Marvila.

    Oportunidade de colocar as vacinas em dia

    Além de evitar as hepatites, a população adulta também poderá colocar as vacinas contra tétano, hepatite B e febre amarela em dia, o que promete ser uma alternativa para quem trabalha durante a semana, nos horários de atendimentos das salas de imunização. Para isso, basta levar o Cartão de Vacinas e o do SUS, além do documento pessoal.
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.