ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Tratamento gratuito para crianças com atraso de desenvolvimento neuropsicomotor Para ter acesso ao serviço, é preciso entregar laudo de neuropediatra em uma unidade básica de saúde
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    07 de Fevereiro de 2019 às 08h14

    Em Cachoeiro, crianças com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor podem contar com acompanhamento especializado gratuito na sede local da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro São Geraldo. O serviço é fruto de convênio proposto pela prefeitura, que faz o encaminhamento dos pacientes por meio das unidades básicas de saúde (UBS). 

    O atendimento interdisciplinar conta com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Prioritariamente, é destinado a crianças de até 3 anos de idade com diagnóstico de retardo mental leve, moderado, grave ou profundo; autismo; síndromes de Rett e de Asperger; e paralisia cerebral, entre outros.

    Ainda assim, também é garantido ao público infantil acima da faixa etária preferencial que apresente uma das disfunções que demandem esse tipo de tratamento.

    Para ter acesso ao acompanhamento, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, os pais devem, primeiro, levar o filho ou filha a um neuropediatra (disponível no Centro Regional de Especialidades), que verificará a necessidade desse atendimento.

    “Depois, basta ir à unidade básica de saúde mais próxima e agendar consulta com um clínico geral para entrega da prescrição do neuropediatra. A unidade, então, faz o encaminhamento para a Apae. A entidade agenda as sessões de acompanhamento de acordo com a necessidade de cada paciente”, esclarece. 

    As unidades de saúde de Cachoeiro funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.