ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Ação nas escolas busca melhorar cobertura vacinal contra HPV e meningite O trabalho começou em março e se mantém neste mês
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    04 de Abril de 2018 às 08h44
    A equipe de imunização da Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) está percorrendo escolas do município para ampliar a cobertura vacinal contra o HPV e a meningite C entre os adolescentes. O trabalho começou em março e se mantém neste mês, para atender meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos ainda não imunizados. 

    Segundo a coordenadora do programa municipal de Imunização, Horminda Gonçalves, embora as doses contra o HPV e a meningite C estejam disponíveis nas unidades de saúde, apenas 29% do público-alvo está imunizado contra a primeira doença e 37% contra a segunda.

    “Essas vacinas previnem doenças muito sérias. O HPV, por exemplo, pode levar ao câncer de colo do útero, de pênis e de vagina. Por isso, mesmo que estejamos fazendo essa ação extra nas escolas, é importante lembrar aos pais dos adolescentes que é fácil o acesso a esses imunizantes supereficazes nas unidades de saúde com sala de vacina. Basta apresentar o cartão de vacinção”, frisa. 

    Sarampo

    A Semus também quer reforçar a cobertura vacinal da Tríplice Viral, mas entre a população adulta, de até 49 anos, que porventura não tenha tomado a dose na infância.. A vacina, que evita sarampo, rubéola e caxumba, faz parte do calendário de rotina e é ministrada a partir de um ano de idade nas unidades de saúde. O cuidado se deve ao reaparecimento do sarampo no Brasil. Erradicado oficialmente desde 2015, ele foi novamente registrado no país e novos casos podem acometer pessoas de qualquer estado. 

    Vacine-se!
    Tríplice viral (Sarampo): voltada especialmente para pessoas em idade adulta, de até 49 anos, que não tenham se vacinado na infância. Até 29 anos, duas doses. De 30 a 49 anos, dose única.
    HPV: meninas de 09 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, em duas doses.
    Meningite C: adolescentes de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias em dose única.
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.