ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Veja a classificação de 87 padarias avaliadas pela Vigilância Sanitária Estabelecimentos com uma e duas estrelas têm 60 dias para adequação
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    02 de Janeiro de 2018 às 08h02

    A Vigilância Sanitária de Cachoeiro de Itapemirim divulgou, nesta semana, o resultado da classificação das padarias do município em 2017. Dos 87 estabelecimentos avaliados neste ano, 36 receberam cinco estrelas.

    De acordo com a pesquisa, houve aumento no número de padarias com quatro estrelas: eram 15 em 2016 e agora são 23. Também comparado ao ano anterior, foi registrada elevação no quantitativo de estabelecimentos com três estrelas: de 19 para 22. 

    Os resultados se devem, dentre outros fatores, ao curso Boas Práticas, organizado pela equipe do órgão da Secretaria Municipal de Saúde, em junho, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), do qual, além de padarias, participaram restaurantes e açougues. 

    Foram analisados itens como a higiene na comercialização, no preparo e manuseio dos alimentos, o cuidado com a aquisição das matérias-primas, o asseio do ambiente e outros fatores que podem comprometer a qualidade do produto comercializado.
     
     “A Vigilância Sanitária fecha 2017 com saldo bastante positivo. Toda a equipe está de parabéns. Os fiscais se empenharam muito, principalmente neste segundo semestre, para fazer todas as visitas e, já no início de 2018, poder entregar os certificados. Enfim, quem ganha é a população, que terá garantido o direito de consumir produtos com qualidade”, frisou a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.
     
    Estabelecimentos com uma e duas estrelas têm 60 dias para adequação

    As padarias em que foram encontrados problemas graves, como falta de asseio nos manipuladores e falta de alvará sanitário, por exemplo, receberam uma ou duas estrelas. Elas terão um prazo de até 60 dias para os procedimentos de adequação às normas sanitárias.

    As inadequações identificadas foram impostas para correção por meio de notificações. Em caso de não cumprimento, os estabelecimentos podem ser autuados ou, até mesmo, interditados.

    Os critérios da fiscalização têm como base legislação federal, incluindo códigos, normas, portarias, leis, resoluções e decretos, de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde.

    A classificação com a lista completa das padarias está disponível para consulta no site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). Basta acessar a Agência Virtual e clicar, sequencialmente, em "Cidadão", “Vigilância Sanitária” e, por fim, “Classificação de Estabelecimentos”.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.