ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Caminhada vai alertar homens para cuidados com a saúde O principal objetivo é alertar os homens para a prevenção de doenças e a importância de fazer os exames que possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de próstata
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    03 de Novembro de 2017 às 10h03

    Cachoeiro terá neste mês uma série de atividades para incentivar o público masculino a cuidar da saúde. É a campanha Novembro Azul, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que promove na próxima terça-feira (7) uma grande caminhada de mobilização no centro da cidade.

    Os participantes vão se concentrar na praça Jerônimo Monteiro, de onde sairão às 8h, em direção ao final da avenida Beira Rio. O principal objetivo é alertar os homens para a prevenção de doenças e a importância de fazer os exames que possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    A programação também envolve as unidades básicas de saúde, que vão desenvolver ao longo de todo o mês ações com palestras, aferição de pressão, teste de glicemia, coleta para exames de rotina e de diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, sorteios e orientações diversas com profissionais de saúde. Já nesta quarta (1), a unidade do bairro Vila Rica promoveu a abertura do grupo de Abordagem Intensiva e Tratamento do Fumante. 

    Além disso, todas as unidades estão orientadas a intensificar as solicitações de PSA (exame que detecta câncer na próstata) e os encaminhamentos para consultas com urologista.

    Para a gerente de Unidades Básicas de Saúde, Lidiany Rodrigues, o momento é de combater o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame do toque, realizado para diagnosticar o câncer de próstata.

    “Por isso as ações realizadas no Novembro Azul são tão importantes. O ideal é que todos os homens, a partir dos 50 anos, realizem anualmente os exames, que permitem o diagnóstico precoce da doença, evitando tratamentos mais agressivos. Para as pessoas que já têm histórico de câncer na família, o cuidado deve ser especial. A doença pode matar. Registramos em Cachoeiro 18 óbitos no ano de 2015 e a mesma quantidade em 2016”, frisa.

    Programação do Novembro Azul:

    Dia 07:
    - Caminhada “Novembro Azul”, às 7h, saindo da Praça Jerônimo Monteiro, Centro, até o final da Avenida Beira Rio.

    Dia 08:
    - Campanha de Incentivo e divulgação, com aferição de PA, glicemia e encaminhamento à UBS Otton Marins para consulta de saúde do homem, às 7h, na pracinha do Rotary.
    - Atendimento na área de saúde do homem consulta médica, aferição de PA, entre outros, a partir das 13h30, na UBS Otton Marins. 
    - “Dia D” do Novembro Azul com café da manhã, palestra sobre Prevenção do Câncer de Próstata, aferição de pressão arterial, exame de glicemia capilar para os homens o mês todo. Haverá solicitação de exames de PSA e outros exames necessários durante o mês de novembro com maior intensificação para público-alvo. A unidade será caracterizada com símbolos do novembro azul e haverá sorteios de brindes no decorrer do mês. A partir das 8h, na UBS Córrego dos Monos.
    - Palestra sobre câncer de próstata e outros temas pertinentes, café da manhã, solicitação de PSA para os pacientes com indicação, sorteio de brindes, orientação sobre o funcionamento da unidade e acolhimento especial para o público-alvo por enfermeiras, a partir das 8h, na UBS Gruta.
    - Palestra na Empresa Serra Norte/Coutinho, às 8h.

    Dia 09:
    - Palestra sobre câncer de próstata e outros temas pertinentes, solicitação de PSA, café da manhã com ambiente temático e sorteio de brindes, a partir das 7 horas, na UBS São Luiz Gonzaga.
    - Palestra com o tema “Câncer de Próstata: é preciso tocar nesse assunto”, às 7h30, na sala de espera da UBS BNH de Baixo.
    - Coleta de material para exames de HIV/Sífilis/Hepatites virais B e C, pelo Centro de Referência em Infectologia Dr. Abel Santana (Crias), a partir das 8h, na UBS Aquidaban.

    Dia 10:
    - Recepção dos participantes, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, avaliação antropométrica, encaminhamento para urologista, palestra sobre a saúde do homem, consultas médicas e de enfermagem, com solicitações de exames de rotina, coffee break, orientações, entrega de lembrancinhas e sorteio, a partir das 7h, na UBS Vila Rica.
    - Mobilização do Novembro Azul: consultas médicas, orientações, solicitação de exames laboratoriais, aferição pressão arterial, exame de glicemia capilar, educação em saúde, vacinas, entre outras ações voltadas para o público masculino. A partir das 8h, na Praça Jerônimo Monteiro.

    Dia 13:
    - Palestra sobre câncer de próstata, realização de teste rápido de HIV, HbsAg, HCV e VDRL, solicitação de exames e sorteios de brindes. A partir das 13 h, no CAPS - ad.
    - Educação em saúde no Supermercado Folha Verde, a partir das 8h, no Aquidaban.
    - Coleta de sangue pelo Crias, atendimento com Dr. Pedro Nagib, café da manhã, sala de espera com as agentes comunitárias de saúde, direcionada à população masculina dos bairros BNH e Coramara, a partir das 7h, na UBS BNH de Cima.
    - Sala de Espera com o tema da Campanha e Atendimento exclusivo para Homens na Unidade do Aeroporto, às 12h.

    Dia 14:
    - Mutirão em Monte Alegre com o tema "Sua vida é Única". Aferição de pressão, teste de glicemia capilar e palestra sobre a prevenção do câncer de próstata, a partir 19h30, na UBS Pacotuba.
    - Aferição de PA, educação em saúde, atendimento médico e de enfermagem, a partir das 8h, na Igreja Católica do bairro São Geraldo.
    - Peça teatral “Sua vida é única, a prevenção é o melhor caminho”, das 8h30, no salão da Igreja São Cristóvão, no BNH de Baixo.
    - Roda de conversa às 8h, em Casarinho/Coutinho
    - Consulta médica a partir das 8h, UBS Aquidaban.

    Dia 16:
    - Ação Novembro Azul com consulta médica, aferição de pressão arterial, glicemia capilar entre outros, a partir das 8h, na UBS Recanto. 
    - Palestra Novembro Azul e Atendimento Médico preferencial para homens na Unidade de Saúde do Aeroporto, com Café da manhã e Aferição de PA e Glicemia Capilar na UBS Aeroporto, às 7h.
    - Palestra com o tema "Prevenção ao câncer de próstata"; teste rápido de sífilis e HIV; agendamento de consultas; sorteio de brindes e lanche, a partir das 8h, na UBS Valão.
    - Blitz de prevenção ao câncer de próstata, com orientação e distribuição de laços, a partir das 8h, no Posto Trevo, do BNH de Baixo.
    - Orientação e solicitação de PSA para população-alvo, às 7h, na UBS Gironda

    Dia 18:
    - Consultas médicas, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, coleta de exames laboratoriais, consulta com clínico geral, café da manhã, entre outros, das 8h às 12h, na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”.

    Dia 21:
    - Orientações com grupo de hipertensos e diabéticos sobre o câncer de próstata e diversas doenças suscetíveis,13h, na UBS Pacotuba.
    - Atendimento médico e de enfermagem voltado aos homens do bairro,a partir das 8h, na UBS Parque Laranjeira.

    Dia 22:
    - Palestra, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, vacinas, consultas médicas e de enfermagem, das 8h às 16h, na sede da Guarda Municipal.

    Dia 23:
    - Palestra sobre a Importância do Rastreamento do Câncer de Próstata, às 8h, na UBS Aquidaban.

    Dia 24:
    - Palestra educativa sobre doenças sexualmente transmissíveis e câncer de próstata, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, entrega de exames de PSA e de rotina, das 19h às 21h, na UBS Village da Luz.

    Dia 27:
    - Exame de glicemia capilar, orientações e educação em saúde aos homens, às 8h, na UBS Aquidaban.

    Dia 28
    - Aferição de PA, educação em saúde e atendimento médico e de enfermagem, às 8h, na Igreja Batista do Paraíso.

    Dia 30:
    - Consulta médica para o público masculino, às 7h30, na UBS Aquidaban.

     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.