ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Cachoeiro de Memórias reúne acervo audiovisual O local que reúne documentos, obras e fotos que fazem parte da história da cidade
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    30 de Agosto de 2017 às 08h26

    Local que reúne documentos, obras e fotos que fazem parte da história de Cachoeiro, a Sala Evandro Moreira vem sendo cenário, também, para gravação de diversas entrevistas, em audiovisual. Elas fazem parte do projeto Cachoeiro de Memórias, com depoimentos de personalidades estritamente ligadas ao município.

    Os vídeos são editados em um computador ali mesmo na sala. Nas prateleiras e nos móveis do espaço, há cerca de 10 mil fotos, além de outros 500 itens, entre jornais, quadros, livros e esculturas. A sala fica no térreo do prédio Bernardino Monteiro, na praça Jerônimo Monteiro.

    O local das filmagens pode variar de acordo com cada tema. Durante as gravações, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) busca um aprofundamento sobre as atividades profissionais e a biografia do entrevistado, seu envolvimento com a história local e as memórias da juventude.

    “Por meio dos vídeos, queremos ajudar a resgatar e registrar os principais fatos de Cachoeiro. Esse material pode ser acessado, depois, por estudantes e pesquisadores, principalmente, mas também por qualquer pessoa que goste de cultura e história”, aponta o subsecretário de Cultura, Lucimar Costa.

    As primeiras entrevistas têm foco na Lei Mestre João Inácio, que preserva o patrimônio imaterial da cultura popular local. Além de explicar os costumes, os guardiões dessas manifestações fazem demonstrações da expressão cultural, com toques de instrumento musical, poemas, jongos ou cantos.

    A equipe deu início, em seguida, a gravações com cachoeirenses de participação marcante em setores como educação, música, artes plásticas e esporte. Há entrevistas também com funcionários antigos da prefeitura. Essa iniciativa, de acordo com a Semcult, seria o primeiro passo para a criação de um grande acervo audiovisual para o arquivo público municipal.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.
    Dra Izabela