ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Diocese de Cachoeiro sediará encontro nacional da Pastur O evento acontece em Castelo, entre os dias 17 e 19 de novembro
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    29 de Agosto de 2017 às 09h46

    O município de Castelo recebe dezenas de milhares de visitantes todos os anos durante a Festa de Corpus Christi. Além da festa católica, a cidade também se tornou famosa pelos esportes de voo livre, sediando etapas de campeonatos nacionais e internacionais.

    Em novembro, entre os dias 17 e 19 a cidade irá acolher representantes de todo o Brasil no IV Encontro Nacional da Pastoral do Turismo (Pastur). Durante o III Encontro Nacional, realizado no fim de 2016, em Caldas Novas (GO), ficou definido que o município de Castelo sediaria o próximo evento, juntamente com a sua Paróquia (Nossa Senhora da Penha).

    No encontro realizado em Caldas Novas, estavam presentes o Frei Ademildo Gomes, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha, o Diácono José Guaraci de Oliveira, Marcelo Zagotto, Técnico em Turismo, Ávila Rodrigues Pereira, Turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Castelo, e a Presidente da Associação Turística da Comunidade de Limoeiro (LIMOTUR), Maria Destefani.

    Gruta do Limoeiro

     Para a escolha do município, a Coordenação Nacional da Pastoral levou em consideração a importância do turismo em Castelo, e principalmente o trabalho que é realizado com o turismo de base comunitária, que foi apresentado pela LIMOTUR no III Encontro Nacional. “Através dessa apresentação pude contar um pouco da história da nossa Associação, de como trabalhamos e crescemos juntos, e de como alavancamos o turismo em nossa região. Foi um enorme prazer participar de um momento como esse”, comentou Maria Destefani.

    Com um paredão superior com 30 metros de altura e com uma garganta de 40 metros de largura, a Gruta do Limoeiro é uma das “Sete Maravilhas de Castelo” e Patrimônio Histórico e Cultural do Espírito Santo desde 1984, sendo um importante símbolo turístico da região.

     Considerada o sítio arqueológico mais importante do estado, pesquisas e escavações realizadas pelo antropólogo Celso Perota, no início da década de 80, encontraram 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se posteriormente que a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios.

     Em sua entrada há uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, exposta aos visitantes, servindo de inspiração para os devotos que vão até a Gruta para orar.

    Inscrição

     A programação completa do IV Encontro Nacional será divulgada em breve. Dentre os vários momentos do encontro, haverá partilha de experiências, mesas redondas, a participação do Bispo Diocesano Dom Dario Campos, tudo isto em várias localidades distintas, sendo uma delas a própria Gruta do Limoeiro.

     Para se inscrever é preciso fazer o download da ficha de inscrição (no site da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim) preenche-la e encaminhar para o email: [email protected]. Junto com a ficha é necessário enviar o comprovante de depósito da taxa de inscrição do encontro. O valor da taxa é de R$ 100,00.

    Conta para Depósito:

     Caixa Econômica Federal

    Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

    Agência: 0591 / OP: 013 / Conta Poupança: 19011-6

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.
    Dra Izabela