ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Cachoeiro terá 23 locais de vacinação contra sarampo e pólio Todas as crianças de 1 ano até menores de cinco anos devem ser vacinadas
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    06 de Agosto de 2018 às 08h10

    Começa na segunda-feira (6) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite (paralisia infantil). Todas as crianças de 1 ano até menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas. Em Cachoeiro, as doses estarão disponíveis no Centro Municipal de Saúde e em 22 unidades básicas.

    O objetivo do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura vacinal para evitar o retorno da pólio, erradicada no Brasil desde 1990, e a reemergência do sarampo, que voltou a ter casos registrados neste ano, em alguns estados, dois anos após o país receber da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus.

    "Já foram confirmados casos de sarampo no Rio de Janeiro, estado vizinho. Estamos muito perto e temos que tomar cuidado. A vacina é dada, pela primeira vez, aos 12 meses, com a aplicação da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba, e aos 15 meses, com a aplicação da tetra que imuniza contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela. É bastante eficaz e garante proteção em 99% dos casos”, explica a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Horminda Gonçalves.

    A campanha de vacinação vai até 31 de agosto e é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças da faixa etária estabelecida, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

    O que é sarampo?

    O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

    Poliomielite

    A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

    Unidades de saúde com sala de vacina em Cachoeiro (atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h)

    1-Abelardo Machado

    2-Aquidaban

    3-Novo Parque

    4-Village da Luz

    5-Gilson Carone

    6-São Luiz Gonzaga

    7-Amaral

    8-União

    9-Recanto

    10-BNH de Cima

    11-BNH de Baixo

    12-Aeroporto

    13-Jardim Itapemirim

    14-Centro de Saúde

    15-Paraíso

    16-Otto Marins

    17-Zumbi

    18-Soturno

    19-Córrego dos Monos

    20-Burarama

    21-Pacotuba

    22-Itaoca

    23-Conduru

     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.