ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Saiba como e onde emitir a Carteira do Idoso em Cachoeiro Atendimento é feito no Centro de Convivência Vovó Matilde, no bairro São Geraldo,
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    04 de Outubro de 2018 às 08h29
    Moradores de Cachoeiro de Itapemirim a partir de 60 anos que ainda não possuem a Carteira do Idoso podem requerê-la no Centro de Convivência Vovó Matilde, no bairro São Geraldo. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 13h.

    Para ter direito ao documento, o interessado deve, primeiro, ter o Número de Identificação Social (NIS), emitido por meio do Cadastro Único. Caso não o tenha, ele precisa antes inscrever-se na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próxima de sua casa.

    Depois, já no Centro de Convivência Vovó Matilde, o idoso terá de apresentar a folha-espelho de seu Cadastro Único e, também, o comprovante de residência e de renda individual de até dois salários mínimos, além de foto 3x4.

    Com a carteira, o idoso tem acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor de passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. Esse direito é assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003.
    Somente neste ano, de janeiro até agora, cerca de 100 documentos foram emitidos em Cachoeiro por meio do Centro de Convivência Vovó Matilde, que é mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

    “É muito importante, para nós, ofertar um serviço que proporcione a esse público, especificamente, qualidade de vida e dignidade. E é nosso papel, sobretudo, garanti-lo”, salienta Márcia Bezerra, secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro.
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.