ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Prefeitura e produtores de pescado de Cachoeiro planejam ações para a área Atividades previstas incluem pesquisas de mercado e investimento em capacitação
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    26 de Janeiro de 2018 às 07h30

    Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) e pescadores e aquicultores de Cachoeiro se reuniram na última quarta-feira (24) para discutir ações relacionadas à produção de pescado no município em 2018. O principal assunto em pauta foi o projeto de construção de uma nova agroindústria de pescado do município na localidade de Jabuticabeira, no distrito de Burarama.

    O funcionamento da unidade de beneficiamento de pescado de Cachoeiro, instalada no Assentamento Nova Safra para produção de filés de tilápia e outras espécies de água doce do município, tornou-se inviável devido a problemas com a ocupação da área. A expectativa é de que seja dado início aos primeiros preparativos para execução do projeto em fevereiro, com o funcionamento da nova agroindústria iniciando ainda este ano.

    Durante a reunião, também foi estabelecido um planejamento de atividades demandadas pela Associação Sul Capixaba de Pescadores Artesanais e Aquicultores Familiares da Bacia do Rio Itapemirim (Ascapa-Bri), o que inclui apoio técnico mensal a todos os produtores, realização de pesquisas sobre o mercado de pescado e a capacidade de produção do município, visita de representantes da associação a outras agroindústrias e investimento em cursos de capacitação.

    "O nosso objetivo com a reunião foi definir as ações em conjunto com os produtores, para poder planejar o trabalho de acordo com as reais necessidades deles e dentro de um calendário compatível com suas atividades", destacou o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

    O presidente da Ascapa-Bri, Lucas Tonedo, disse que a reunião foi bastante satisfatória para os produtores. "Nós enfrentamos problemas com o clima nos últimos anos, mas o maior volume de chuvas em 2017 ajudou e muita gente que tinha parado voltou. A produção de pescado em Cachoeiro está crescendo bastante, e a nova agroindústria vai melhorar ainda mais as condições de trabalho", comentou.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.