ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Sábado de serviços gratuitos de saúde na Praça Jerônimo Monteiro Evento Saúde na Praça será realizado em comemoração ao Dia da Saúde
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    06 de Abril de 2018 às 07h35
    (Atualizada) 06 de Abril de 2018 às 15h38

    Neste sábado (7), Dia Mundial da Saúde, os profissionais da Secretaria de Saúde (Semus) de Cachoeiro vão promover atendimentos diversos na praça Jerônimo Monteiro, das 8h ao meio-dia, com apoio de entidades e instituições, entre elas o Conselho Municipal de Prevenção e Políticas sobre Drogas (Comsod).

    É o evento “Saúde na Praça”, que vai aproveitar a grande movimentação de pessoas no centro da cidade para dar visibilidade a projetos e ações em benefício da população e facilitar o acesso a serviços. 

    Quem for ao local durante as atividades poderá, por exemplo, verificar indicadores como glicemia e pressão arterial e colocar em dia o cartão de vacina. A Semus vai aplicar as doses de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e dupla (difteria e tétano) e as que previnem febre amarela e hepatite B. Para adolescentes, também serão disponibilizadas as vacinas contra HPV e meningite C – a primeira para meninas de 9 anos a menores de 15 anos e meninos de 11 a menores de 15, e a segunda para meninos e meninas de 11 anos a menores de 15.

    Outra parceria durante a programação é com o Centro Universitário São Camilo, que participará com acadêmicos de Psicologia e de Enfermagem. Entre as novidades do evento estão aulão de zumba e mostra com peças do artesanato.

    Palestras com os profissionais do Caps-AD, que é o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas, vão orientar sobre o perigo das drogas para a saúde física e mental. O bazar coordenado pela unidade também ficará disponível aos visitantes.

    O Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) fica responsável pelos exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e encaminhar o tratamento. A saúde laboral terá atendimentos e orientações com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), Abril Verde.

    “Estamos preparando atividades que ajudem o cidadão a se conscientizar mais sobre cuidados já divulgados amplamente, mas que, por motivos diversos, demoram a ser colocados em prática. A prevenção é o melhor modo de evitar doenças que colocam em risco o indivíduo e pessoas próximas”, alerta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.