ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Vacinação contra a gripe foca crianças e gestantes Esses grupos têm as coberturas vacinais mais baixas do público-alvo da campanha
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    24 de Maio de 2018 às 07h43
    Em Cachoeiro, a campanha de vacinação contra a gripe já alcançou mais de 70% do público prioritário, mas a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta os pais das crianças de seis meses a menores de cinco anos para a necessidade de melhorar a cobertura desse grupo, que está em 52%. Até esta terça-feira (22), do total de 11.555 crianças, pouco mais de 6 mil haviam sido imunizadas. 

    A meta é alcançar 90% em cada grupo prioritário - conforme estabelece o Ministério da Saúde - até 1º de junho, quando termina a campanha.

    “Enfatizamos a importância de Cachoeiro obter uma cobertura homogênea em todos os grupos prioritários, com o objetivo de maior controle e diminuição do número de casos de gripe, principalmente entre as crianças. No Brasil, 15% dos óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza são em crianças menores de 5 anos”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

    Aos pais e responsáveis com crianças dessa faixa etária ainda não vacinadas, ela os orienta levá-las o quanto antes à unidade de saúde mais próxima de casa. “Assim, vão colaborar, também, para que a campanha alcance a meta e, logo, para que a imunidade coletiva seja maior”, finaliza.

    De acordo com a Semus outro grupo que precisa melhorar a cobertura vacinal é o das gestantes, que atingiu 53%. Faltam receber a dose, no total, 932 grávidas.  

    Outros grupos prioritários

    Devem receber a dose, ainda, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos, professores do ensino regular (fundamental, médio e superior), trabalhadores da área de saúde e do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e jovens e adolescentes em medidas socioeducativas, de 12 a 21 anos.

    A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde com sala de vacinação. O atendimento é feito das 7h às 16h. Quem preferir pode agendar pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br um horário para atendimento em uma das dez unidades disponíveis no sistema. 

    Cartão de vacina

    Para receber a dose, é importante apresentar o cartão de vacina e um documento oficial. Além disso, estão sendo solicitados laudo médico para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis; e, para os trabalhadores da saúde, declaração emitida pelo serviço no qual estão empregados, crachá ou contracheque, além do documento de identidade. No caso dos professores, declaração da escola, assinada pelo gestor, afirmando que o profissional atua em sala de aula.

    Unidades de saúde com sala de vacina
    (atendimento de segunda a sexta, das 7h às 16h)

    1-Abelardo Machado
    2-Aquidaban
    3-Novo Parque
    4-Village da Luz
    5-Gilson Carone
    6-São Luiz Gonzaga
    7-Amaral
    8-União
    9-Recanto
    10-BNH de Cima
    11-BNH de Baixo
    12-Aeroporto
    13-Jardim Itapemirim
    14-Centro de Saúde 
    15-Paraíso
    16-Otto Marins
    17-Zumbi
    18-Soturno
    19-Córrego dos Monos
    20-Burarama
    21-Pacotuba
    22-Itaoca
    23-Conduru
    24-Recanto

    Unidades sem sala de vacinação, com doses disponíveis
    (atendimento de segunda a sexta, das 9h às 14h)

    1-Nossa Senhora da Penha
    2-Nossa Senhora Aparecida
    3-Valão
    4-Agostinho Simonato
    5-Vila Rica
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.