ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Dia D de limpeza no Monte Cristo é nesta terça (12) Durante a semana passada, as casas, as escolas e o comércio foram convocados a separar o lixo seco reciclável e móveis a serem descartados
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    12 de Setembro de 2017 às 07h56

    As ruas, os terrenos e o córrego do bairro Monte Cristo, em Cachoeiro, receberão uma grande ação de limpeza nesta terça-feira (12). Com apoio de parceiros, a prefeitura leva à região também serviços de fiscalização e orientação.

    O trabalho com as máquinas no córrego vai começar pelo bairro Coramara. Enquanto isso, as demais equipes se encontram na escola municipal Professora Thereza Valiatti Sartório, às 7h, no Monte Cristo, para que a coordenação do Dia D repasse os últimos detalhes.

    Nas margens e no leito, haverá também a coleta de resíduos sólidos, com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e a concessionária de saneamento, BRK Ambiental. Outras parcerias vão permitir ainda uma caminhada de conscientização para chamar a atenção dos moradores sobre a importância de cuidar do córrego.

    Também participam dos serviços no bairro as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Seme), Desenvolvimento Urbano (Semdurb) e Saúde (Semus), a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares (Fammopoci) e a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Agersa).

    Durante a semana passada, as casas, as escolas e o comércio foram convocados a separar o lixo seco reciclável e móveis a serem descartados. Todo o material deve ser colocado na calçada, para que a prefeitura faça a coleta durante o Dia D.

    Podem ser separados em um mesmo recipiente itens em papel, papelão, plástico e alumínio, por exemplo. Em um local separado, o vidro, devidamente identificado e embalado para evitar acidentes. Todo o material será encaminhado pela prefeitura à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim).

    Ratos e aedes aegypti também serão alvo

    Durante as atividades, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai se concentrar, também, no combate a pragas urbanas e ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de chikungunya, dengue, febre amarela e zika.

    Os agentes de fiscalização das secretarias farão mutirão com vistorias nos imóveis e empreendimentos da região, notificando os proprietários a regularizar terrenos, ralos e outros pontos com água parada ou mato alto. As equipes ficarão atentas ainda aos empreendimentos irregulares e à conexão do esgoto de cada imóvel à rede.

    “Os esforços do governo e dos parceiros para limpeza dos córregos e ruas terão efeito se tivermos forte participação e fiscalização popular. São atitudes simples, como a atenção na hora de depositar o lixo, por exemplo. Desta forma, as iniciativas do poder público serão duradouras e efetivas”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, Mario Louzada.

     
     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.