ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Desenvolvimento Urbano: PDM e mobilidade entre destaques de 2017  A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Cachoeiro (Semdurb) divulgou o balanço das atividades do ano passado.
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    03 de Janeiro de 2018 às 02h37
    (Atualizada) 03 de Janeiro de 2018 às 02h39

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Cachoeiro (Semdurb) divulgou o balanço das atividades em 2017. Dentre as ações, destacam-se análise da aplicação das diretrizes do Plano Diretor Municipal (PDM) e estudos e projetos para a melhoria da mobilidade urbana.

    A Comissão Técnica (Comtec) do PDM, formada por servidores da Semdurb que contribuem nos trabalhos do Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM), analisou diversos projetos em 2017. Dentre os aprovados, destaca-se a construção de empreendimentos importantes para o Sul do Espírito Santo, como a nova sede da Selita e o novo hospital da Unimed.

    Também foi realizado estudo e formação de grupo técnico para elaboração do Termo de Referência para revisão do PDM. A revisão do plano deverá ser executada em 2018.

    Mobilidade

    A Semdurb realizou no ano passado o planejamento de todas as ações que irão compor o plano de mobilidade urbana do município, que é composto por 205 ações e 28 programas para o ciclo de 10 anos. Entre as ações previstas estão a melhoria da infraestrutura para pedestres, implantação de rede cicloviária.

    Ainda em relação a mobilidade, foi elaborado um projeto de revitalização da área do Centro de Cachoeiro, com o estabelecimento das chamadas ruas vivas (permitidas só para pedestres em determinados períodos). E houve também a formação de equipe multissetorial com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), com o estabelecimento de reuniões a cada 15 dias para discutir ações que impactem a mobilidade.

    Novo rotativo

    Outra ação de grande impacto da Semdurb neste ano foi a elaboração e apresentação em audiência pública da proposta do novo estacionamento rotativo em Cachoeiro. No total, o serão disponibilizadas 2.186 vagas para veículos, divididas em duas zonas com tarifas diferenciadas. A expectativa é de que o novo rotativo, cujo edital de licitação será lançado em breve, contribua para o ordenamento urbano e dê maior fluidez ao trânsito.

    Adoção de praças

    Seis projetos que autorizam a adoção de praças e logradouros por entes privados foram elaborados pela Semdurb em 2017. Com isso, os locais passam a ser administrados pelos estabelecimentos, mas sem que isso comprometa o acesso público a eles, tornando a gestão dos espaços urbanos menos onerosa para o poder público.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.