ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Ônibus do Hemoes fará coleta de sangue em Guaçuí nesta quarta Numa realização do Rotary Club, com apoio da Prefeitura, será realizada a coleta de sangue e o cadastro de medula óssea
    (Foto: Divulgação/PMG)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    07 de Novembro de 2018 às 08h10

    A unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) estará em Guaçuí, na manhã desta quarta-feira (7), para realizar coleta de sangue e o cadastro de pessoas para doação de medula óssea. Os doadores poderão se dirigir à Avenida Espírito Santo, próximo à Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, de 8 às 12 horas, onde estará estacionado o ônibus que está percorrendo a região sul do Estado, cumprindo a agenda de coleta externa do mês de novembro.

    A vinda da unidade móvel é uma realização do Rotary Club de Guaçuí, em parceria com o Hemoes e o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. E o maior objetivo é ajudar o Hemoes a aumentar seu estoque de sangue e também conscientizar as pessoas a se tornarem doadores regulares, além de poder se tornar um doador de medula óssea.

    A diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, explica que é importante manter o estoque reforçado com todos os tipos de sangue, mas principalmente com o sangue fator RH negativo (O-, A-, B- e AB-). “O sangue RH negativo pode ser transfundido também em pessoas com RH positivo”, esclarece.

    Esta é a segunda vez que o ônibus do Hemoes estará em Guaçuí este ano. Também por iniciativa do Rotary, com o apoio da Prefeitura, a unidade esteve no município, nos dia 23 e 24 de março, quando realizou o serviço de coleta no mesmo local em que vai acontecer nesta quarta.

    Para doar sangue, é necessário obedecer a algumas condições, começando por apresentar bom estado de saúde e não estar em jejum – como acontece com alguns exames de sangue, o que não é o mesmo. Uma pessoa que esteve gripada, por exemplo, só pode doar sangue se já tiverem passados 15 dias depois da cura da gripe. Veja abaixo quem pode e quem não pode doar sangue.

    Quem pode doar sangue

    - Ter idade entre 16 e 69 anos

    - Ter acima de 50 kg

    - Estar em bom estado de saúde

    - Homem doador, com intervalo de 60 dias (4 vezes ao ano)

    - Mulher doadora, com intervalo de 60 dias (3 vezes ao ano)

    - Apresentar documento oficial com foto

    - Não estar em jejum

    - Quem teve hepatite A até os 11 anos

    - Quem fez tatuagem a mais de 12 meses

    - Quem teve dengue, após 30 dias da cura

    - Quem fez cirurgia bariátrica, após 12 meses

    - Quem recebeu transfusão, após 12 meses

     

    Quem não pode doar

    - Menor de 18 sem autorização do responsável legal

    - Gripado – deve esperar 15 dias após a cura

    - Com atraso menstrual ou grávida

    - Quem teve hepatite B ou C

    - Quem toma insulina

    - Quem fez endoscopia ou colonoscopia a menos de 6 meses

    - Quem não doou até 60 anos
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.