ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Projetos da Saúde de Anchieta selecionados para congresso Estadual Os projetos abordam ações de educação em saúde para estudantes, teatro e saúde do trabalhador.
    (Foto: Divulgação/PMA)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    06 de Junho de 2018 às 09h37

    Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta participam nos dias 07 e 08 de junho do 4º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, em Vitória. Durante o evento acontece também a III Mostra Espírito Santo aqui tem SUS, o qual o município foi selecionado com três projetos.

    Na ocasião da mostra, servidores da saúde do município irão apresentar e defender os projetos desenvolvidos, selecionados por um edital onde foram submetidos à avaliação 31 projetos de várias cidades capixabas.

    Conforme a titular da pasta, Jaudete Frontino De Nadai, cada região do Estado teria seis projetos selecionados para a mostra. Na região Sul, dos seis projetos selecionados, três são de Anchieta. “É o município com mais representação de projetos selecionados da região”, comemora.

    Os projetos abordam ações de educação em saúde para estudantes, teatro e saúde do trabalhador.

     

    Projeto 1: PROJETO INTEGRADO NO PSE: MAIS PROMOÇÃO E PREVENÇÃO, MAIS SAÚDE NA EDUCAÇÃO

    Autor: Nara Coutinho da Cunha Rodrigues - referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE)

    O projeto aborda  a atuação do Programa Saúde na Escola (PSE) de Anchieta com objetivo da integração e articulação intersetorial por meio de ações entre seus parceiros, escolas públicas das redes municipal e estadual. A intenção é contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde, educação e em outras redes sociais para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e jovens.  Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos escolares.

     

    Projeto 2: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CIDADANIA: SAÚDE E ARTE, FAZ PARTE!

    Autor: Renan das Chagas Ferreira - referência técnica do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms)

    Resumo: Aborda sobre os teatros de cunhos preventivos e educacionais na área de saúde e cidadania promovido pelo Pesms nas escolas e ESFs do município de Anchieta, com foco em promoção a saúde e a cidadania

     

     

    Projeto 3: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, “In Loco” PARA TRABALHADORES DE UNIDADE PRODUTIVA DOMICILIAR

    Autor: Érico Ferreira Malavasi, Tatiana Bossato e Adriana Freitas.

    Resumo: Educação em saúde, in loco, para trabalhadores de unidade produtiva domiciliar é um projeto elaborado pela parceria da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), possui como objetivo promover educação em saúde para os trabalhadores que realizam suas atividades dentro de seus domicílios (ex: costureiras, confeiteiras, artesãos, etc), de modo que obtenham conhecimentos básicos de segurança e saúde no trabalho (foco em ergonomia, segurança contra exposições ocupacionais a agentes ambientais e saúde mental no trabalho), bem como, fomentar uma visão crítica do trabalho pelos trabalhadores desses espaços.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.