ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Guaçuí vai participar do World Cleanup Day O município está inscrito do Dia Mundial da Limpeza que vai acontecer no dia 15 de setembro em 150 países
    (Foto: Divulgação/PMG)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    25 de Julho de 2018 às 08h05

    Guaçuí já está inscrito e vai participar do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza – em português, no próximo dia 15 de setembro (sábado). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) assinou o termo de adesão para participar do evento que envolve 150 países. Guaçuí é uma das três cidades capixabas que se inscreveram, até o momento – junto com Vila Velha e Linhares. No Brasil, 17 capitais e outras 130 cidades estão inscritas.

    Nesta manhã de terça-feira (24), o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, acompanhado de toda sua equipe, esteve reunido com o prefeito em exercício, Miguel Riva, para apresentar o projeto que não trará qualquer despesa para o município. “Vamos fornecer luvas e sacos de lixo, enquanto a camisa do evento a ideia é que cada voluntário custeie a sua”, explicou.

    Segundo o secretário, a ideia é convidar todos os segmentos da sociedade para o evento que tem como objetivo realizar um dia da limpeza em todas as cidades inscritas, tendo como lema a frase “Lixo no chão, não!”. “E a questão de ser uma ação voluntária chama a atenção para o fato que as mudanças dependem de cada um de nós”, afirmou Martins. Por isso, serão convidadas todas as Secretarias Municipais, clubes de serviços, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Guarda Mirim, escolas do município, Associação Comercial, imprensa e ONGs, além de voluntários individuais. “Essa ação de limpeza gigante em um dia é uma meta ambiciosa que só pode ser alcançada através de uma cooperação abrangente e, por isso, Guaçuí não pode ficar de fora”, destacou Roberto Martins.

    O secretário explica, ainda, que todo conteúdo produzido durante o dia de limpeza é enviado para o movimento Let’s do it! (Vamos fazer! – em português). “Vamos enviar um relatório para o coordenador do projeto no Brasil, Jean Peliciari, que irá encaminhar nossos resultados para o mundo inteiro”, complementou.

    O prefeito em exercício Miguel Riva elogiou a iniciativa da Semmam e disse que são ações como essa que fazem a diferença no mundo de hoje, colocando como muito importante a participação de Guaçuí no Dia Mundial da Limpeza. “A equipe da Secretaria de Meio Ambiente está de parabéns por essa iniciativa e por inscrever Guaçuí num evento tão importante”, afirmou.

     

    O dia

    O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza surgiu de uma iniciativa espontânea na Estônia, em 2008, quando 4% da população se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Essa ação cívica foi realizada por voluntários e poupou milhões de euros ao governo. Os organizadores nomearam a ação de Let's do It! (Vamos fazer! – em português), termo que descreve perfeitamente a lógica e a ética simples do movimento que é a mobilização de pessoas que tomam a iniciativa de realizar uma ação de forma voluntária e espontânea. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora 150 países organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

    E no próximo dia 15 de setembro, todos os voluntários e parceiros desses países se reunirão para livrar o mundo do lixo e limpar o lixo mal administrado.  A organização também pretende mobilizar a comunidade global para aumentar a conscientização e implantar mudanças duradouras que visam alcançar um planeta mais limpo e saudável para todos.

    Enquanto isso no Brasil, algumas cidades já realizam essa ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. E como a meta de mobilização é de 5% da população mundial, no Brasil, este ano de 2018, entre 10 e 12 milhões de voluntários estarão envolvidos na retirada de milhares de toneladas de lixo das cidades e do meio ambiente.

     

    Guaçuí

    Em Guaçuí, segundo a Semmam, o objetivo é mobilizar a maior quantidade de voluntários possível e remeter o balanço para o comitê central, com o objetivo de que a data passe a ser comemorada anualmente e as práticas permaneçam durante todos os dias. Todos podem participar e quem se cadastrar irá receber certificado de participação. A cidade está cadastrada e a Semmam já está recebendo todas as orientações para o evento.

    Para se cadastrar como voluntário basta acessar https://www.limpabrasil.org/cadastro-voluntarios/. Existe também um cadastro para escolas pelo endereço http://teoriaverde.com.br/noticias/id772749/cadastre_sua_escola_e_participe_da_maior_acao_de_limpeza_voluntaria_do_planeta, onde o inscrito poderá interagir com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.