ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Manhã de domingo com Encontro de Bandas em Guaçuí O 2º Encontro de Bandas de Guaçuí vai acontecer neste domingo, a partir das 9 horas da manhã, na Praça João Acacinho
    (Foto: Divulgação/PMG)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    30 de Agosto de 2018 às 13h06

    Neste domingo, Guaçuí volta a viver o clima das fanfarras e muita música. A partir das 9 horas da manhã, começam as apresentações do 2º Encontro de Bandas do município, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes), em parceria com a Lira Santa Cecília. O encontro vai contar com a participação de bandas convidadas vindas de outros municípios.

    Conforme destaca a Semcultes, o Encontro de Bandas de Guaçui visa resgatar uma atividade que tem muita tradição no município, com destaque para a longevidade da Lira Santa Cecília e a presença de bandas em várias escolas do município. Por isso, a Prefeitura resolveu realizar o evento, para valorizar esse estilo musical e promover o intercâmbio entre agremiações.

    Este ano, além da Lira Santa Cecilia, também estarão no município, neste domingo, a Sociedade Musical Lira da Esperança, de Laje do Muriaé (RJ), a Lira Carlos Gomes, do município vizinho de Alegre, e também as bandas de Além Paraíba (MG), Espera Feliz (MG), Varre Sai (RJ) e Muniz Freire.

    E os benefícios para o município não estão apenas no intercâmbio cultural, conforme destaca o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi. Ele destaca que também é a oportunidade da população de Guaçuí em ter mais uma opção de lazer cultural. “A administração municipal tem apostado na realização de eventos culturais, na busca do fortalecimento também do turismo em Guaçuí, já que em eventos como este, recebemos muitos visitantes que acabam conhecendo a cidade que está cada vez mais bonita”, afirma.

     

    Lira

    A Lira Santa Cecília, de Guaçuí, foi fundada em 7 de dezembro de 1960, tendo como primeiro maestro Mário Pereira Figueiredo. Ela foi criada pelo médico Hailson Lobo Junger que, juntamente com outros colaboradores, conseguiu erguer uma sede própria, onde funciona até hoje como local de ensaios, aulas de música e casa do maestro.

    Com quase 57 anos de existência, a Lira Santa Cecília formou muitos músicos que hoje vivem de sua arte profissionalmente em outras cidades, além de professores de música, maestros de corporações musicais, músicos de bandas militares, entre outras atividades. E, agora, o município chega a seu 2º Encontro de Bandas, organizado pela municipalidade.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.