Servidores participam de planificação e unidades ficam fechadas - Rádio Conexão
ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Servidores participam de planificação e unidades ficam fechadas Unidades voltam a fechar para Planificação da Atenção à Saúde, o que vai se repetir até o mês de setembro
    (Foto: Divulgação/PMG)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    04 de Maio de 2018 às 11h27

    Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí voltam a participar das oficinas da Planificação da Atenção à Saúde, o que vai forçar o fechamento de metade das unidades de saúde do município na terça-feira e outra metade na quarta. Assim como aconteceu nos meses de março e abril, as oficinas voltam a acontecer este mês de maio e vão seguir até o mês de setembro. A atividade faz parte da preparação do município dentro da implantação da Rede Cuidar.

    As oficinas vão acontecer no salão da 1ª Igreja Presbiteriana de Guaçuí, das 7 às 17 horas, com a participação dos servidores da Semus, o que força o fechamento das unidades. As mesmas oficinas da planificação à saúde vão acontecer nos demais municípios que farão parte da Rede que terá sua sede em Guaçuí. As oficinas visam o planejamento de integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar. Com o uso de estratégias educacionais desenvolvidas com os profissionais da saúde, trabalha-se o fortalecimento da Atenção Primária nos municípios.

    De acordo com informações da Semus, as oficinas da Planificação da Atenção à Saúde irão se repetir na primeira semana de cada mês, como já aconteceu nos meses de março e abril, seguindo até setembro deste ano. O objetivo é avaliar a importância da organização do sistema de saúde em Redes de Atenção, com a proposição de trabalhos em grupos e exposições para sistematização das informações trabalhadas.

    Logo, na terça-feira (8), estarão fechadas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Dr. Abelha I e II (que funcionam anexas à Escola Municipal Isaura Marque da Silva – Caic), Antônio Dutra de Mendonça (São Tiago), José Theodoro (Vale do Sol) e Antônio Oliveira – Catatau (Balança). Já na quarta-feira (9), ficarão fechadas as unidades da ESF Ilo Miranda Bastos e Padre Galeno (que funcionam dentro da Unidade Básica de Saúde – Central), João Polido de Oliveira (São Pedro de Rates), Pedro Vieira Neto (Manoel Monteiro Torres) e José Rezende Vargas (Antônio Francisco Moreira).

    Além disso, as ESF Ilo Miranda Bastos e Padre Galeno, na UBS Central, também estarão fechadas na quinta-feira (10), apenas das 13 às 17 horas, para a realização do laboratório de capacitação das oficinas. Na parte da manhã, as duas unidades vão funcionar normalmente.

     

    Fechamento das unidades

     

    As oficinas vão se repetir sempre terças, quartas e quintas (laboratório) até o mês de setembro, sempre obedecendo a mesma ordem de fechamento das unidades.

    Maio – 8, 9 e 10

    Junho – 5, 6 e 7

    Julho – 3, 4 e 5

    Agosto – 7, 8 e 9

    Setembro – 11, 12 e 13

     

    Terças-feiras

    Dr. Abelha I e II (Caic)

    Antônio Dutra de Mendonça (São Tiago)

    José Theodoro (Vale do Sol)

    Antônio Oliveira – Catatau (Balança)

     

    Quartas-feiras

    Ilo Miranda Bastos (UBS Central)

    Padre Galeno (UBS Central)

    João Polido de Oliveira (São Pedro de Rates)

    Pedro Vieira Neto (Manoel Monteiro Torres)

    José Rezende Vargas (Antônio Francisco Moreira)

     

    Quintas-feiras – parte da tarde

    Ilo Miranda Bastos (UBS Central)

    Padre Galeno (UBS Central)

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.