ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Produtor inicia produção de pitaias em Alfredo Chaves Há dois anos ele investiu no plantio da fruta exótica, que é rica em vitamina A e C e possui quantidades significativas de antioxidantes
    (Foto: Divulgação/PMAC)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    18 de Dezembro de 2017 às 13h31

    O produtor rural Eloilson de Souza Cetto, morador da comunidade de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, está colhendo os primeiros frutos de pitaia. Há dois anos ele investiu no plantio da fruta exótica, que é rica em vitamina A e C e possui quantidades significativas de antioxidantes.

    Com cerca de 300 pés, ele não sabe ainda a quantidade exata que irá colher, pois é o primeiro ano de produção e os primeiros frutos começaram a madurar esta semana e a colheita deve seguir até o final do verão. Cetto plantou as espécies de fruto vermelho e branco.

    Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos . O termo pitaia significa "fruta escamosa". É também chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês e em línguas asiáticas. Existem três espécies, todas muito comercializadas pelos seus frutos, que lhes dão os nomes: a pitaia-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaia-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a pitaia-vermelha (avermelhada por dentro e por fora). Como a planta da pitaia só floresce pela noite (com grandes flores brancas), suas flores são algumas das várias plantas chamadas de "flor da noite".

    Temporada de uva também na propriedade

    Na propriedade também iniciou a colheita de uva das espécies Niágara rosada e Vitória (sem sementes). O produtor abriu as porteiras para visitação. As pessoas podem conhecer a produção de uva e colher a quantidade que deseja levar para casa. Também é possível comprar vinho fabricado artesanalmente no sítio e outros produtos.

    O Sítio fica a 4 km do centro de Alfredo Chaves. O acesso é pavimentado, pela rodovia Giuseppi Cetto. 

    Eloilson Cetto: 27 99986-9665

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.