ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Semana de Conscientização sobre Doação de Órgãos será comemorada em Anchieta Atividades do Setembro Verde incluem realização de exames, palestras, orientações e exibição de filme sobre o tema
    (Foto: Divulgação/PMA)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    21 de Setembro de 2018 às 08h19

    Uma parceria entre a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Grupo de Teatro Rerigtiba e Associação Pró-Vidas vai permitir que entre os dias 24 e 28 de setembro, os moradores de Anchieta possam ter acesso a atividades propostas para comemorar a Semana Municipal de Conscientização e Incentivo à Doação de Órgãos, celebrada na última semana do mês de Setembro. A semana foi instituída pela Lei nº 1253/2017.

    Para incentivar a conscientização de familiares sobre a doação de órgãos e tecidos, a Semana terá uma programação especial. Na segunda (24), às 19h, o Grupo de Teatro Rerigtiba exibe em sua sede o filme “Coração e Alma”, em uma sessão extra do Cineclube da Cidade. O filme belgo-francês narra a história de um jovem que sofre um acidente e fica ligado a aparelhos em um hospital. A partir de então, a trama conta o dilema dos pais sobre a possibilidade de salvar a vida de outra pessoa, doando seus órgãos. Após a exibição, os participantes são convidados a debater o assunto. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.

    Na terça-feira (25), o presidente da Associação Pró-Vidas, Adauto Vieira de Almeida, explica um pouco sobre mitos e verdades sobre doação de órgãos, além de contar o seu relato pessoal sobre o tema, já que ele é transplantado do fígado. O bate-papo acontece na Câmara Municipal de Anchieta, às 10 horas, e é aberto ao público.

    Na quarta-feira (26), haverá o Dia D de testes rápidos contra hepatite, doença que evoluída pode causar séries danos ao fígado, elevando as chances de necessidade de transplantar o órgão. Os exames acontecem no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Centro de Especialidades Unificadas (CEU), das 7h às 9h. Para realizar o exame, basta procurar o local, levando documento com foto.

    Durante toda a semana, unidades de saúde programam decorações temáticas e orientações aos usuários. Além disso, a Câmara Municipal estará iluminada de verde, cor da campanha, durante todos os noites, para chamar atenção para a temática.

     

    Mais de 1 mil pessoas aguardam transplante no Espírito Santo

    No Espírito Santo, atualmente, mais de mil pessoas estão na fila por um órgão e um dos grandes desafios é a conscientização de familiares no que se refere à doação de órgãos de pessoas com morte encefálica. 

    “O maior desafio para a diminuição da fila está na conscientização das famílias acerca da importância da doação já que para os transplantes é necessária a autorização da família do possível doador, nos casos de morte encefálica. Por isso, propomos uma semana municipal para abordarmos o tema. O gesto de solidariedade é intensificado no Setembro Verde, campanha que sensibiliza a população sobre a importância da doação de órgãos e faz-se necessário reforçar as atividades no âmbito municipal”, explica o vereador Renato Lorencini, autor da lei.

    Semana de Conscientização e Incentivo à Doação de Órgãos (Setembro Verde)

     

    Programação:

    24 de setembro: Exibição do filme “Coração e Alma”
    Horário: 19 horas
    Local: Cineclube da Cidade, Sede do Grupo de Teatro Rerigtiba
    Coração e Alma é uma história sobre vida, amor e morte e o espaço delicado que existe entre os três eventos.

     

    25 de setembro: Palestra sobre Doação de Órgãos, com presidente da Associação Pró-Vidas, Adauto Vieira
    Horário: 10 horas
    Local: Câmara Municipal 

    26 de setembro: Dia D contra Hepatites com testes rápidos no CTA (ao lado do CEU)
    Horário: 7h às 9h

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.