ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Reunião apresenta Cadastur para empreendedores do turismo em Guaçuí Encontro foi realizado numa parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes
    (Foto: Divulgação/PMG)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    16 de Outubro de 2018 às 09h23

    A Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes), realizou uma reunião para apresentar o Cadastur a empreendedores do município, junto com Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (15), no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg).

    O sistema foi apresentado pelo técnico da Setur, Eduardo de Freitas Dornela. Entre outras considerações sobre a importância da população participar da divulgação das potencialidades turísticas do município, ele explicou que o Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. “Ele oferece muitas vantagens e oportunidades de negócios a quem está cadastrado, além de ser uma fonte de consulta para o turista”, esclareceu.

    Eduardo também destacou que o programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parcerias com outros órgãos, nos 26 estados e no Distrito Federal. “É importante dizer que o cadastro é feito de forma virtual e gratuito, então, cuidado com qualquer tipo de site fazendo cobrança por cadastro no Cadastur, é pirata”, enfatizou. O cadastro pode ser feito no site www.cadastur.turismo.gov.br, onde deve ser preenchido um formulário e seguir algumas instruções para o envio da solicitação para que o cadastro seja analisado pela Setur. “A pessoa será avisada por email quando o certificado estiver disponível”, afirmou Eduardo. Mais informações podem ser conseguidas no site.

    Na reunião realizada na Acisg, foram apresentados os benefícios do Cadastur. Quem estiver cadastrado terá incentivo para participação em programas e projetos do Governo Federal e poderá participar de programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo. Ainda terá acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério e visibilidade nos sites do Cadastur e Programa Viaje Legal.

    Algumas atividades são obrigadas por lei (Leis 11.771/08 e 8.623/93) a estarem cadastradas: acampamento turístico, agência de turismo, guia de turismo, parque temático, organizadora de eventos, meio de hospedagem e transportadora turística. Mas também podem se cadastrar, ou seja, é opcional para restaurante, cafeteria, bar e similares, parque aquático e empreendimento de lazer, locadora de veículos para turistas, prestador especializado em segmentos turísticos, casa de espetáculo e equipamento de animação turística, empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, prestador de infraestrutura para eventos e centro de convenções.

    Entre empreendedores do município e região, também estavam presentes o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, a superintendente de Turismo do município, Marcela Polido, e o controlador geral do município, Weriton Soroldoni, o presidente da Acisg, Fernando Rangel, e o diretor da Findes, Elias Carvalho Soares.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.