ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Educação volta a liberar inscrições para transferências escolares em Guaçuí Problemas com site onde estão sendo feitas as inscrições foram solucionados e transferências já podem ser feitas
    (Foto: Divulgação/PMG)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    30 de Novembro de 2018 às 13h19

    A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí informou esta manhã de sexta-feira (30) que o problema no sistema online no site onde estão sendo feitas as inscrições para transferências de alunos entre as escolas municipais de Guaçuí, da Chamada Pública da Rede Municipal de 2019, foram resolvidos e os cadastros já podem ser realizados. O período para transferências segue até o dia 9 de dezembro e mais informações e esclarecimentos de dúvidas podem ser conseguidos pelo telefone (28)3553-3384.

    A Secretaria de Educação lembra que, nesta fase, estão abertas apenas as inscrições para transferências. E para fazer a inscrição, a pessoa deve acessar o site da Prefeitura de Guaçuí (www.guacui.es.gov.br), onde estará disponível um banner (na área de notícias) com o título “Chamada Pública 2019”. Clicando nele, a pessoa irá encontrar, abaixo da imagem da Chamada Pública, a frase “Clique aqui e faça inscrição para Transferência Interna”.

    Depois de clicar no link, irá aparecer um espaço para o login, onde a pessoa deverá digitar o CPF que informou à escola – quando foi realizada a matrícula, sem ponto e traço. E logo após, digitar a senha que são os seis primeiros dígitos do CPF. Feito isso, vai entrar num site onde deverá clicar nos ícones “Chamada Pública” e depois “Transferência Interna”, onde finalmente irá preencher os dados que são solicitados. No final, é só confirmar. E no caso de pais e responsáveis que têm mais de um filho, será preciso repetir a informação para cada um deles. A pessoa que tiver dificuldade em acessar a internet deve procurar a escola em que o estudante está matriculado, durante o dia.

    A Pré-Matrícula para aqueles não matriculados na rede municipal só vai começar no dia 10 de dezembro e irá até o dia 14, ou seja, depois de terminado o período de transferências internas. Logo, não adianta quem não é matriculado tentar acessar o link que estará à disposição no site da Prefeitura, porque só estará aberto para quem é matriculado e quer apenas fazer transferência. No período de pré-matrícula, será aberto novo link.

    O resultado da transferência interna será divulgado de 27 a 28 de dezembro, no mesmo período em que será divulgado o resultado das pré-matrículas. Tudo será publicado no site da Prefeitura de Guaçuí. E a localização dos estudantes nas respectivas vagas, segundo a Seme, seguirá critérios que definem uma ordem de prioridade.

    Em primeiro lugar, são localizados os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Depois, o aluno que reside próximo à escola solicitada, desde que tenha vaga, e em seguida, aquele que tenha irmão ou irmãos estudando na escola, também dependendo da existência de vaga. Em caso de empate nos critérios utilizados, terá prioridade o aluno com menor idade, desde que haja vaga, e os alunos que utilizam o transporte escolar tem prioridade na alocação de vagas.

    A efetivação da matrícula – com participação das famílias – só irá acontecer no dia 2 de janeiro e seguirá até o dia 18 do mesmo mês. Mais informações, como os documentos necessários serão divulgados na época da matrícula, mas também já podem ser vistos no documento publicado no site da Prefeitura de Guaçuí, no mesmo banner “Chamada Pública 2019”.

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.