ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal subiu em 2017 De acordo com o relatório, em 2016 foram 1.628 atendimentos nas rondas municipais, contra 3.753 de 2017
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    15 de Dezembro de 2017 às 08h56

    A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro atendeu, em 2017, um número 120% maior, aproximadamente, de ocorrências em relação a 2016. Os dados constam de relatório anual da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), sendo que o cálculo leva em consideração os trabalhos na Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e na Ronda de Prevenção Escolar (Rope).

    De acordo com o relatório, em 2016 foram 1.628 atendimentos nas rondas municipais, contra 3.753 de 2017. Também houve elevação do número de veículos recuperados e armas apreendidas: 32 e 14, respectivamente, neste ano, e nenhuma no ano passado. Já os atendimentos na Rope subiram de 678 para 1.305.

    Vale destacar, ainda, que este é o primeiro ano de atuação da Ronda de Apoio à Família (Rafa), projeto pioneiro da Semdef que consiste no acompanhamento pela GCM de famílias e mulheres em situação de violência doméstica, por meio de palestras de prevenção e conscientização e atendimentos. Foram 82 as mulheres atendidas até o momento.

    A GCM também teve papel importante gerenciando a Central de Videomonitoramento, com 57 mídias e imagens enviadas para investigações mediante solicitação do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Federal.

    O trabalho de maior vulto diz respeito ao período que ficou conhecido como crise da segurança pública, em fevereiro. Foram disponibilizadas 38 horas de imagens gravadas à Polícia Civil, contribuindo significativamente na elucidação dos crimes e apontamento de autoria nos mais de 50 inquéritos policiais. A Guarda Municipal, inclusive, teve sua atuação intensificada na época, por conta da ausência de policiamento na ruas.

    "A elevação no número de atendimentos não quer dizer que o crime aumentou, e sim o contrário. Havia uma demanda reprimida e ela passou a ser atendida com o aprimoramento do nosso trabalho", explica o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes.

    Outra medida importante da Semdef foi a reformulação da Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Civil Municipal, que foi transferida para o antigo prédio da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), no bairro Ferroviários. Isso contribui para garantir maior autonomia e bom desempenho das devidas atribuições, evitando qualquer tipo de interferência.

    Departamento de Trânsito e setor administrativo

    O setor de Trânsito da Semdef também teve trabalho bastante intensificado em 2017, principalmente nas ações de conscientização e prevenção, como panfletagem sobre educação no trânsito e palestras realizadas em escolas e empresas.

    Além disso, duas ações importantes da Semdef ocasionaram a ampliação das atividades dos agentes de trânsito: a formalização, em setembro, de um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para restabelecer os serviços de remoção e estadia de veículos irregulares; e a publicação recente de uma portaria que regulamenta o recolhimento, guarda e destinação de veículos e equipamentos em situação de abandono nas ruas de Cachoeiro.

    Para 2018

    O planajemanto das ações da Semdef para 2018 inclui a realização de dois cursos de formação de grande relevância: o treinamento da Guarda Civil Municipal para a utilização permanente de armas de fogo e o curso de condução de veículos de emergência para agentes de trânsito. Os procedimentos prévios para dar início às capacitações estão concluídos, restando apenas os trâmites finais para serem iniciados.

    Também estão previstas, dentre outras medidas, a ampliação e modernização sistema de radiocomunicação da GCM, aquisição de novos equipamentos para monitoramento do trânsito, como radar e contador veicular, e a ampliação do videomonitoramento, elevando o número de câmeras de 40 para 80 - sendo dez delas com tecnologia OCR, que identifica veículos em situação irregular por meio das informações das placas.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.