ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Sete mil pessoas são esperadas na Caretela Italiana em Anchieta Desfile é o ponto alto da Festa da Imigração Italiana no interior de Anchieta e reúne milhares de pessoas num trajeto regado com muito vinho e comidas típicas.
    (Foto: Divulgação/PMA)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    31 de Agosto de 2018 às 09h03

    Além de diversos pratos típicos, a 13ª Festa da Imigração Italiana de Alto Pongal, no interior de Anchieta, que será realizado no próximo domingo (02), promove um famoso desfile que reúne cerca de sete mil pessoas, segundo os organizadores. Estamos falando da Caretele Italiana, onde as pessoas se vestem a caráter e percorrem a rua principal da vila, num trajeto com farta distribuição de vinho e comidas típicas. O evento tem previsão de iniciar às 16h.

    Conforme um dos coordenadores, Mauro Ceccon, o desfile reuniu no ano passado sete mil pessoas e todo trajeto, cerca de 1,5 km, é animado com muita música e regado a vinho e comidas típicas italianas. “Os participantes que adquiriam o passaporte (abadá), desfilam com direito a comidas típicas e vinho de graça durante o percurso. Este ano acreditamos receber até mais pessoas que em 2017”, explica.

    O tombo da polenta será a primeira atividade da programação oficial da Festa. Após o tombo, os visitantes poderão degustar a iguaria, cujo ingrediente principal, o milho, é cultivado na própria comunidade. Segundo os organizadores, durante todo o dia do evento serão preparados 600 kg de polenta.

    O prato típico e carro chefe da festa será comercializado nas versões mole à bolonhesa, frito e mole com queijo. Além dele, a praça gastronômica irá vender capellet, linguiça frita, queijo e macarrão à bolonhesa.

    A pequena vila de descendentes italianos estará enfeitada com as cores do país de origem dos seus ancestrais. Nesses dias haverá fartura de comidas típicas, vinho, além do tradicional desfile da Caretela Italina.

    Durante todo o dia haverá shows e apresentações culturais, além do desfile para escolha da ‘bela bambina’, a jovem mais bela que irá representar a comunidade. A programação contará ainda com moda de viola e show com diversas bandas. 

     

    Caminhada para relembrar o percurso dos imigrantes

    No mesmo final de semana acontece a 14ª Caminhada Os Passos dos Imigrantes, que inicia na sede de Anchieta e percorre, durante dois dias, 41 quilômetros até a comunidade de Alto Pongal, onde os participantes são recepcionados. As inscrições para a caminhada dever ser feita no Centro Cultural Anchieta (28 3536-3667).

     

    Confira a programação

    Sábado – 01/09

    07h- Início da 14ª Caminhada dos Passos dos Imigrantes (Praça dos Imigrantes, em Anchieta)

    23h- Show com Musical Prateado e Serginho e seus teclados – ginásio de esportes de Alto Pongal

     

    Domingo – 02/09

    10h- Abertura do Espaço Gastronômico com o tradicional Tombo da Polenta

    11h- Recepção dos Andarilho da Caminhada Passos dos Imigrantes

    11h30- Almoço típico italiano com apresentação do grupo de dança Di’Ballo – Nova Trento

    12h- Desfile das La Bellas Bambinas – escolha da rainha e princesas da edição 2018

    13h- Apresentação do coral da escola local Tia Marlene Petri

    14h- Show com Ney da Viola e Amarildo

    16h- Desfile da Caretela da Imigração Italiana

    17h- Show com Giocco di Mora

    19h- Show com banda KS10

    20h- Tradicional Sopão do Nonno

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.