ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cidades
    Rede Cuidar de Guaçuí será inaugurada nesta sexta-feira Solenidade de inauguração vai acontecer a partir das 9 horas, na unidade, localizada próxima ao parque de exposições do município
    (Foto: Divulgação/PMG)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    01 de Agosto de 2018 às 08h15

    Na manhã desta sexta-feira (6), a partir das 9 horas, será inaugurada a Unidade de Cuidado Integral à Saúde – Rede Cuidar, construída em Guaçuí. A unidade – que fica localizada próxima ao parque de exposições, ao lado do Centro de Convivência da Terceira Idade do município – será gerida pelo Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) e irá atender 230.069 moradores de 14 municípios que aderiram ao programa.

    A assinatura do Termo de Concessão de uso do imóvel e o contrato do programa foram assinados no dia 23 de abril deste ano, garantindo o repasse dos recursos financeiros para custeio da Unidade para o Consórcio CIM Polo Sul, num total de R$ 1.141.926,79, por ano, visando garantir o funcionamento do serviço. Serão atendidos os municípios de Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui.

    Para a prefeita de Guaçuí Vera Costa, a inauguração da unidade da Rede Cuidar será um acontecimento que irá marcar a mudança no atendimento em saúde na região e, principalmente, em seu município. “Com essa unidade da Rede Cuidar, poderemos oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e especializado para a população, o que é uma prioridade em nossa administração”, afirma. “O atendimento estará mais perto e vai evitar o deslocamento para a Grande Vitória e Cachoeiro”, completa.

    Segundo o Governo do Estado, a unidade em Guaçuí irá atender uma quantidade maior de pessoas, se comparada com a unidade de Nova Venécia, onde foi implantada a primeira delas – de um total de duas já em funcionamento –, em setembro do ano passado. Além disso, haverá benefício para as unidades que, atualmente, fazem a contraprestação de serviços em Cachoeiro de Itapemirim e Vitória, com a descentralização dos atendimentos.

    Conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Governo do Estado investiu R$ 5 milhões na construção do imóvel e na compra de móveis e equipamentos para a unidade da Rede Cuidar de Guaçuí. O objetivo é construir um total de cinco unidades e, de acordo com a Sesa, quando isso acontecer, irão atender um total de 1,3 milhão de capixabas, o que tem como principal finalidade melhorar o atendimento em saúde em todo o Estado.

     

    Rede Cuidar

    Conforme informa a Sesa, a Rede Cuidar é um novo modelo de atenção à saúde pública, de atendimento humanizado que já está em funcionamento em Nova Venécia, desde setembro de 2017, e Santa Teresa, desde abril de 2018. A implantação na região Sul do Espírito Santo é mais um passo para promover a oferta de atendimento humanizado e especializado, para a população do interior do Estado, perto de casa, evitando o deslocamento para a Grande Vitória, em busca de consultas e exames.

    Em Guaçuí, a Rede Cuidar irá oferecer atendimento nas linhas de cuidado na Saúde da Mulher e da Criança, incluindo propedêutica de câncer de mama e de colo de útero, e também a linha de cuidado de doenças crônicas, atendendo a pacientes com hipertensão e diabetes de alto e muito alto risco. Serão oferecidos 83.170 procedimentos por ano. Deste total, estarão disponibilizadas 14.701 consultas por ano, nas especialidades de obstetrícia, pediatria, mastologia, ginecologia, cardiologia, angiologia, nefrologia e endocrinologia.

    Também serão realizados, no local, os exames de ultrassonografia, mamografia, biópsia, colposcopia, eletrocauterização, teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, MAPA, HOLTER, fundoscopia, retinografia, laserterapia e doppler manual, totalizando 13.437 exames por ano. A unidade também contará com atendimento multidisciplinar, com psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta e técnico de enfermagem.

    Estão previstas a implantação de cinco unidades da Rede Cuidar em todas as regiões do Estado. As unidades estão localizadas em Nova Venécia (em funcionamento), Santa Teresa (em funcionamento), Guaçuí, Linhares e Domingos Martins. Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que mais de 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.