ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    COLUNISTAS Felipe Gobbi Vanini
    Os Pensadores que mudaram o mundo
    Por Felipe Gobbi Vanini
    17 de Agosto de 2017 às 08h10

    Atualmente, nossa sociedade enfrenta problemas que, muitas vezes, a solução pode ser algo simples, mas aqueles, por trás dela, executam-na da pior maneira possível, isso pode ser resolvido de uma maneira segura e eficiente, uma técnica bem antiga, mas que perpetua até hoje. É ela a filosofia, aplicada por meio dos filósofos. Mas será que ela é realmente importante?

    O que é filosofia? É uma pergunta que muitos fizeram ao longo da história, e não pode ser definida com apenas uma resposta direta, ela deve ser entendida e subentendida. Pode ser subentendida como uma maneira de resolver problemas, usando temas relacionados à reflexão sobre a existência humana, da natureza, do Universo, dos valores éticos e morais e as suas transformações, da política, da religião, entre outros assuntos inerentes ao pensamento filosófico, mas esta pode ter significado de várias maneiras de acordo com a mente de cada um.

    A filosofia não surgiu em nossa atualidade, ela veio do que para muitos é o um dos melhores períodos da humanidade antiga. Ela proveio de uma das civilizações mais importantes da história, Grécia Antiga. Essa civilização remodelou o mundo antigo, por meio das ciências, artes e filosofia. Alguns dos maiores pensadores do mundo antigo vieram de lá. E como já foi dito antes “Grécia: o berço da civilização ocidental”. E essa afirmação não é para menos, os maiores filósofos vieram de lá, tais como: Platão que defendia a teoria de que o mundo podia ser formado a partir de ideias; Aristóteles que acreditava que a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo; Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico, entre muitos outros filósofos.

    Então, pela opinião de muitos, as escolas precisam investir mais em filosofia, mesmo sendo a matemática e outras matérias básicas tão importantes, não existe nada como a filosofia. Afinal, ela moldou uma nação, e é por meio desta que os seres humanos enxergam maneiras de resolver as coisas até mesmo na pior das situações, e não estou falando da filosofia, através da qual o aprendiz é obrigado a saber tudo sobre os principais filósofos, estou me referindo àquela praticada com amor, em que o jovem reinventa sua própria filosofia, tendo em mente suas crenças. Isso sim é a filosofia.

    Se os pensadores políticos tivessem esse pensamento em mente o mundo talvez não estivesse o caos que está, mas como veio antes acredito que a filosofia virá para nos salvar, assim como já fez antes.

     

    Felipe Gobbi Vanini Felipe Gobbi Vanini tem 12 anos, mora em Vargem Alta e está no 7º ano do ensino fundamental. Ele é o escritor do livro "O Sonho de Rapidinho", que foi lançado em outubro de 2016.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.