ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    COLUNISTAS Felipe Gobbi Vanini
    Os Guardiões das Águas
    Por Felipe Gobbi Vanini
    13 de Dezembro de 2018 às 08h13

    Dia 13 de dezembro comemora-se o dia dos marinheiros

    O mundo atual é marcado por uma série de fatores e discussões sobre o cenário geopolítico interno e internacional, dentre muitos fatores encontra-se a marinha, um fator importantíssimo para o bem estar de todas as nações. Após o mundo se globalizar os meios de transportes e as armas evoluíram e se modernizaram entre eles se encontram os imensos navios cargueiros e os navios de guerra, operados por marinheiros que percorrem as águas do mundo inteiro, portanto qual é a importância do marinheiro no século contemporâneo?  

    Dentre os três membros das Forças Armadas Brasileiras encontra-se a marinha, um dos ramos mais importantes para manter a soberania de uma nação em caso de futura agressão externa, a marinha é responsável principalmente por guardar a costa e as ricas reservas de petróleo do Atlântico fiscalizando as águas brasileiras, e em caso de invasão a marinha irá comandar sua esquadra rumo a enfrentar seus inimigos e manter a soberania brasileira sobre seu território. Atualmente com a construção do submarino nuclear brasileiro, o Brasil  entrará no seleto grupo de países que operam submarinos nucleares, os marinheiros estão comandando a marinha para fazer dela uma das mais poderosas do mundo e esse pensamento pouco a pouco está se tornando realidade.

    A marinha de guerra durante a outrora de seus períodos imperiais era a 4º maior potência naval do planeta, foram os marinheiros que ao comandar a esquadra brasileira durante a guerra do Paraguai conquistaram a foz do Rio Riachuelo um dos pontos estratégicos mais importantes da guerra e consequentemente definiu a vitória brasileira, é a marinha que transporta os produtos manufaturados para todos os cantos do globo colocando o Brasil como a 8º maior economia da Terra.

    Por tais fatos o desprezo muitas vezes do poder público sobre a marinha brasileira e inaceitável, pois são homens e mulheres que se dedicam e arriscam suas vidas em pleno mar para servir bravamente seu país, o Brasil e sua população muitas vezes esquecem que seus marinheiros lutam bravamente para o desenvolvimento da nação e por tal fato os mesmos merecem serem respeitados. Estas são pessoas o qual tem a responsabilidade de comandar e proteger o território nacional.

    Portanto, os marinheiros são os guardiões das águas, neles repousam o comando e o segredo para manter o domínio sobre o litoral, seus corações batem bravamente enquanto seus navios cortam as águas nacionais, e ao Pôr-do-sol a sombra da marinha repousa sobre a costa enquanto a bandeira brasileira é hasteada ao vento.  E o povo pode dormir em paz por saber que suas riquezas e sua costa estão protegidas, então os marinheiros são peças fundamentais para o Brasil e continuaram zelando por sua soberania até o final dos tempos.

                Parabéns para todos os bravos marinheiros da nação!

    Felipe Gobbi Vanini Felipe Gobbi Vanini tem 12 anos, mora em Vargem Alta e está no 7º ano do ensino fundamental. Ele é o escritor do livro "O Sonho de Rapidinho", que foi lançado em outubro de 2016.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.