ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    COLUNISTAS Felipe Gobbi Vanini
    A Filosofia e o Novo Século
    Por Felipe Gobbi Vanini
    20 de Agosto de 2018 às 08h05

    A Idade Moderna é marcada por inúmeros conflitos, por marcas sangrentas que deixaram um imenso rastro de destruição, contudo ao observar será visto o outro lado muitas vezes esquecido, desde os tempos dos antigos os filósofos pregavam sua arte a filosofia, engana-se aquele que pensa que a filosofia está no passado somente, ela está em todos os tempos, o mundo atual cotidiano só está equilibrado graça as ideias dos filósofos, mas seria a filosofia tão importante no século atual? 

    É fato que a sociedade atual recebeu e recebe muitas críticas sobre sua anatomia, aliás, quem seriam os humanos se não debatessem? Os seres humanos foram forjados para serem seres argumentativos, e toda vez que alguém cria sua forma de pensar e viver, está criando sua própria filosofia, a filosofia permitiu ao homem entender parte do motivo de sua existência, contudo durante muitos séculos ela foi perseguida por pessoas com a mente fechada para novas ideias, todavia mesmo assim os filósofos continuaram e abriram os olhos da humanidade.

    A filosofia abriu os olhos da humanidade que olhava o mundo através de uma máscara de subordinação a um poder maior, fez as pessoas questionarem se a maneira como estavam vivendo era a certa, fez elas se juntarem e lutarem contra a opressão a desigualdade as fez lutarem por seus direitos, ou seja, todos que vivem nessa nova época devem estar gratos aos filósofos, pois mesmo alguns países tendo desigualdade, se existe alguma lei que assegura os direitos é graças ao sacrifício dos filósofos.

      Os primeiros a desenvolverem uma filosofia sobre a existência humana foram os gregos, como diz muitos historiadores “Grécia o berço da civilização ocidental”, então falando de uma civilização que inspira a humanidade ate os olhos atuais, se os governos visassem algumas das características dos gregos como o apoio as artes, talvez muitos países não estivessem no caos que se encontram. Engana-se aquele que pensa que a filosofia é passado, ela está presente no cotidiano, o fato das pessoas criticarem e debaterem para uma nova sociedade é filosofia.

    Portanto, se as pessoas tivessem uma filosofia melhor inspirada naquela dos antigos filósofos, veriam como o mundo é um lugar fascinante por si próprio e trabalhariam para torná-lo melhor, aos poucos a filosofia está voltando e com ela vem a esperança para que velhas nações sejam destruídas e que delas ressurgem novas que causaram admiração as demais, e assim caminharão ao lado de um mundo extraordinário e inovador.

    Felipe Gobbi Vanini Felipe Gobbi Vanini tem 12 anos, mora em Vargem Alta e está no 7º ano do ensino fundamental. Ele é o escritor do livro "O Sonho de Rapidinho", que foi lançado em outubro de 2016.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.