ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Economia
    IPEA: mercado de trabalho tem melhorado de “maneira consistente” Evolução tem se consolidado e gerado mais ocupações principalmente entre trabalhadores com ensino fundamental e médio, jovens e mulheres
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    04 de Abril de 2018 às 09h11

    Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que a taxa de desocupação tem caído de “maneira consistente”. Números recentes, quando comparados com resultados do ano passado, mostram essa evolução favorável do indicador. Segundo os pesquisadores do instituto, essa melhora alcança todos os segmentos da população.

    O estudo foi divulgado nesta terça-feira (3) e foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Na comparação com 2017, os dados mais recentes mostram uma recuperação do mercado de trabalho, conjugando expansão de ocupação e de rendimentos”, explica Maria Andréia Lameiras, pesquisadora do Ipea e uma das autoras do estudo.

    A pesquisa revela ainda que essa recuperação do mercado de trabalho tem sido mais intensa entre trabalhadores com ensino fundamental e médio, jovens e mulheres. Em todos esses grupos, a taxa de desocupação tem recuado mais intensamente.

    Melhora dos rendimentos

    O instituto também revelou que tem ocorrido uma melhora dos rendimentos, na comparação anual. A pesquisa mostra que os maiores aumentos foram registrados por homens, com alta de 2,6% nos rendimentos, pelos brasileiros com ensino médio incompleto (+5%) e pelos trabalhadores do Norte (+5,4%) e do Nordeste (+4,3%).

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.