ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Vargem Alta participa do debate sobre alfabetização na idade certa e o novo currículo capixaba  O principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no ES
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    08 de Março de 2018 às 14h27

    Profissionais da educação dos 78 municípios capixabas estiveram reunidos para debater sobre os desafios para a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as perspectivas da Educação Infantil e as contribuições da neurociência para a alfabetização. Especialistas renomados promoveram os debates, na quarta-feira (07), durante o I Seminário do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo.

    “O Paes é um programa muito desafiante, mas que tem dado certo. Em pouco tempo, já colocamos diversas ações em andamento. O próprio Ministério da Educação reconhece que é por meio do regime de colaboração que se farão os novos currículos. Estamos apegados nessa colaboração para melhoria da escola pública. Juntos, municípios e Estado, vamos trabalhar por creches, escolas e uma formação de qualidade para que nossas crianças e jovens se tornem cidadãos exemplares”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

    De acordo com a coordenadora do Programa no município Rosa Amélia Menassa  e a Técnica de Suporte Valéria Donna, para o êxito do Paes em Vargem Alta, a colaboração de todos é fundamental para tornar a alfabetização uma prioridade absoluta.

     Durante todo o dia, os profissionais participaram de palestras e puderam debater junto aos especialistas convidados os temas: “Alfabetização: prioridade absoluta”, “Como as crianças aprendem a ler e escrever e como ensiná-las: contribuições das Neurociências”, “As perspectivas da Educação Infantil na BNCC”, “A Construção do Currículo Socioemocional Capixaba” e “Avaliação digital da fluência: o Espírito Santo conectado com o direito de aprender”.

     Pacto pela Aprendizagem no ES

     O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) está em funcionamento e realizando ações desde o início de 2017, com a aprovação da lei nº 10.631, visando à organização das redes (municipais e estadual), otimização de recursos e potencialização de resultados.

     O principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

     A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.