ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Ifes oferta 3856 vagas em cursos técnicos em todo o Estado As inscrições já começaram
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    02 de Outubro de 2018 às 10h36

    O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou nesta sexta-feira (28) os editais que compõem o processe seletivo de cursos técnicos para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. O edital PS 01/2019 oferta 3654 vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio. Já o edital 02/2019 é destinado a cursos da modalidade de jovens e adultos (Proeja), com a oferta de 202 vagas.

    Para o PS 01/2019, as inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (1°) e vão até o dia 4 de novembro, pelo site do Ifes. A taxa de inscrição é de R$ 68 e a isenção pode ser solicitada até o dia 26 de outubro. O processo seletivo acontecerá por meio de provas objetivas, que serão aplicadas no dia 2 de dezembro. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 21 de dezembro.

    Para o PS 02/2019, as inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (1°) e vão até o dia 5 de novembro, presencialmente no campus de interesse, nos horários indicados no edital. As inscrições são gratuitas. O processo seletivo acontecerá por meio de palestra informativa e análise socioeducacional, nos campi Vitória e Santa Teresa; e por meio de provas objetivas, no Campus Serra. O resultado final também será divulgado em 21 de dezembro.

    Metade das oportunidades no Ifes é destinada a ações afirmativas, conhecidas popularmente como cotas. Para os cursos integrados, podem concorrer os estudantes que estejam concluindo o ensino fundamental este ano. Nessa modalidade, o estudante cursa tanto o ensino médio como o técnico no Ifes, não sendo possível obter o diploma de um sem completar o outro.

    Os cursos técnicos concomitantes são voltados a quem já está no ensino médio em outra escola e pretende fazer a formação técnica no Ifes. A série da concomitância varia de acordo com o curso. Já para os cursos subsequentes, as são voltadas a quem já concluiu o ensino médio. No caso dos cursos do Proeja, o currículo é integrado, mas podem concorrer apenas jovens e adultos com 18 anos ou mais, que não tenham concluído o ensino médio.

    Cursos ofertados pelo Campus Cachoeiro de Itapemirim (Edital PS 01/2019)
    Técnico em Informática (integrado) – 40 vagas
    Técnico em Eletromecânica (integrado) – 40 vagas
    Técnico em Informática (concomitante) – 36 vagas
    Técnico em Eletromecânica (concomitante) – 36 vagas
    Técnico em Mineração (concomitante) – 36 vagas

    Confira também os cursos ofertados por outros campi na pagina do edital e se inscreva.







    Fonte:Ministério da Educação

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.