ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Paes: prorrogadas as inscrições para concurso de textos de Literatura Infantil Podem se inscrever professores das redes públicas estadual e municipal, conforme requisitos do edital
    (Foto: Divulgação/GovernoES)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    29 de Maio de 2018 às 07h57

    A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) prorrogou, até o dia 12 de junho, as inscrições para o 1º Concurso para seleção de textos de Literatura Infantil inéditos de professores-autores das redes públicas estadual e municipal. A proposta é uma das ações do Programa Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

    Podem se inscrever professores das redes públicas estadual e municipal, conforme requisitos do edital. Os professores contemplados receberão uma premiação em dinheiro – no valor de R$ 1 mil – e os textos dos vencedores vão compor um livro que será distribuído gratuitamente nas escolas públicas do Estado.

    O concurso contemplará três categorias: textos de Literatura Infantil inéditos destinados às crianças da Educação Infantil; textos de Literatura Infantil inéditos destinados às crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e textos de Literatura Infantil inéditos destinados às crianças dos 3º,4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

    Serão selecionados, no máximo, 36 textos de Literatura Infantil inéditos, sendo 12 textos para cada categoria, que possam subsidiar as práticas docentes e facilitar o acesso à leitura para as crianças beneficiadas pelo Paes.

    Os textos selecionados serão reproduzidos, editados, publicados e distribuídos aos alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública. Eles vão compor a Coleção Paes – de obras de Literatura Infantil do Programa Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo.

    Inscrição

    As inscrições deverão ser feitas até 12 de junho, nos dias úteis, das 8 às 18 horas, diretamente no setor de protocolo da Sedu, no térreo, na Avenida César Hilal, 1111, Santa Lúcia, Vitória.

    Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, conforme especificado no edital. No ato da inscrição, o autor deverá também entregar três vias do texto de Literatura Infantil, inédito, com a formatação descrita no edital, e uma cópia do texto em CD. Documentos exigidos no edital também deverão ser apresentados.

    Os textos literários serão avaliados por uma Comissão Julgadora – designada pelo Sedu – composta por escritores, professores e especialistas em Literatura.

    O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado no dia 30 de julho, em ordem alfabética, no Diário Oficial do Estado (DIO) e no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br.

    Pacto pela aprendizagem no ES

    A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

    A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental.

    As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

    Até o momento, 75 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes ou demonstraram interesse em fazer parte desse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens do Espírito Santo.

     

    Edital

    Ficha de inscrição








    Fonte:Governo ES

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.