ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Escola Família Agrícola de Cachoeiro forma quinta turma em sete anos Em quatro anos, o aluno realiza o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    19 de Dezembro de 2017 às 13h58

    A Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci) teve a sua quinta turma formada em sete anos de existência. A cerimônia de colação de grau dos 15 formandos foi realizada na noite de sexta-feira (15), no centro de eventos da localidade de Jacu.

    O prefeito Victor Coelho esteve presente na cerimônia e parabenizou os formandos. "É uma grande satisfação poder participar deste momento tão importante. Vocês representam o presente e o futuro da produção rural do nosso município", destacou.

    Localizada no distrito de Pacotuba, na Fazenda Experimental Bananal do Norte (do Incaper) a unidade é fruto de parceria entre o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e a prefeitura de Cachoeiro. Em quatro anos, o aluno realiza o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, o que o prepara para seguir tanto no ensino superior quanto para atuar no mercado de trabalho no meio rural.

    A Efaci, que atualmente tem 120 alunos matriculados, adota o regime de pedagogia da alternância, em que os alunos passam uma semana na unidade e outra semana em casa, aplicando o que aprenderam. Quando estão na instituição de ensino, além dos estudos, têm que dedicar tempo para executar tarefas de organização do espaço escolar.

    "Os alunos aprendem a trabalhar na área agrícola passando por vários tipos de treinamento. E eles são muito dedicados. No mesmo dia da formatura, os estudantes dessa quinta turma iniciaram um curso de inseminação artificial em animais", destaca o coordedor da Efaci, Marcelo da Páschoa Chagas.

    Morador da localidade rural de Banca de Areira, em Pacotuba, Eduardo Spoladore é um dos 15 novos formandos. Aos 19 anos, ele trabalha na propriedade rural da família, desenvolvendo atividades principalmente relacionadas à produção de leite. Mas ele sonha dar voos mais altos.

    "Entrei na Efaci por indicação de amigos e por influência do meu irmão, que também estudou lá. Pretendo tentar vaga em alguma empresa ou cooperativa", afirma.

    "A Escola Família é uma das mais importantes alternativas para a formação do jovem rural, tanto do ponto de vista da tecnologia de produção, como no preparo para a tomada de decisões, no futuro, para a evolução da propriedade rural familiar", exalta o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Robertson Valladão.

    Inscrições abertas até quinta-feira (21)

    As inscrições para o ingresso na Escola Família Agrícola em 2018 estão abertas até a próxima quinta-feira (21). No total, 40 vagas são oferecidas.

    No ato da inscrição, que deve ser feita presencialmente na Efaci (segunda a sexta, das 8h às 16h), o estudante deve apresentar declaração de transferência, histórico escolar, fotocópias da Carteira de Identidade, do CPF, da Certidão de Nascimento ou de Casamento, da Carteira de Trabalho, do Comprovante de Residência, além de duas fotos 3x4.

    Se o número de interessados for maior do que o de vagas disponíveis, serão realizadas entrevistas, a fim de selecionar os candidatos com maior vínculo com o meio rural, já que o objetivo da escola é formar profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento do campo.

    Inscreva-se!
    Escola Família Agrícola
    Endereço: Rodovia João Domingos Zago, km 2,5, Pacotuba.
    Telefone: (28) 99910-0585; (28) 99957-1159; (28) 99910-3733.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.