ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Abertas inscrições para jovens talentos aprimorarem o desempenho em Matemática A Secretaria de Estado da Educação abriu 2.525 vagas para estudantes das redes estadual e municipais
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    11 de Maio de 2018 às 12h46

    Estão abertas as inscrições para estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública, aprimorarem os conhecimentos em Matemática. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) abriu 2.525 vagas para estudantes das redes estadual e municipais, de 44 municípios, participarem do programa “Matemática na Rede: preparando campeões”.

    As inscrições podem ser até às 15h59 da próxima quarta-feira (16). O estudante deverá preencher o formulário de inscrição disponível no banner do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”, no site da Sedu www.educacao.es.gov.br.

    Os estudantes interessados farão uma prova de seleção, onde os melhores classificados participarão do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) com aulas e encontros de aprofundamento de estudos de Matemática aos sábados.

    As vagas serão ofertadas em 47 polos nos seguintes municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Muniz Freire, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

    Das 2.525 vagas para estudantes da rede estadual e municipal, 35% delas serão ofertadas para os estudantes premiados com menção honrosa na OBMEP 2017. Em caso de não preenchimento das vagas reservadas, elas serão disponibilizadas para os estudantes das redes estadual e municipais.

    O programa “Matemática na Rede: preparando campeões” tem como objetivo identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de atividades científicas e de monitoria.

    Seleção

    A lista de inscrições deferidas, considerando o preenchimento do formulário de inscrição e o número de inscritos equivalente a quatro vezes o número de vagas, estará disponível no site da Sedu (www.educacao.es.gov.br), no dia 22 de maio.

    A prova de Matemática será aplicada no dia 26 de maio, com início às 9 horas, no polo escolhido pelo candidato no ato da inscrição e terá três horas de duração.

    A previsão é que o resultado da prova de Matemática seja divulgado em ordem decrescente de pontuação, no dia 04 de junho, no site da Sedu (www.educacao.es.gov.br).

    Serão convocados para matrículas nos polos apenas os estudantes classificados, conforme o número de vagas por polo. Os demais estudantes classificados comporão cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

    As aulas do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) terão duração de quatro meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora online, para além da sua carga horária escolar.

    Programa Matemática na Rede: preparando campeões

    O Programa Matemática na Rede: preparando campeões é um conjunto de ações que traçam diretrizes e metas de trabalhos, com o intuito de promover e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, potencializando o ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública e incentivando o aprofundamento de estudos de Matemática.

    Além do Projeto de Iniciação Científica de Matemática, o programa possibilita, desde 2016, a todas as escolas da rede pública estadual a oportunidade de aderirem ao Projeto de Monitoria de Matemática, com certificados para professores regulares e alunos monitores, pelas atividades de monitoria e aprofundamentos de estudos em Matemática.

    Edital

     

     







    Fonte:SEDU

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.