ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Pacto pela Aprendizagem: mais quatro municípios vão somar esforços pela educação O Paes visa promover a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo
    (Foto: Divulgação/ SEDU)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    10 de Abril de 2018 às 07h47
    (Atualizada) 10 de Abril de 2018 às 07h48

    Mais quatro municípios vão unir esforços com o Governo do Estado para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. O secretário da Educação, Haroldo Rocha, esteve em Itaguaçu, Vila Valério, Colatina e Nova Venécia para participar das solenidades de assinatura do termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

    Em seu principal objetivo, o Paes visa promover a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

    A proposta do pacto é desenvolver um programa envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras municipais, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

    “Criamos um regime de colaboração para melhoria da escola pública. Dirigimos nosso olhar para a educação infantil, que é a base de tudo. E tão relevante também é o ensino fundamental, onde se inicia a busca do conhecimento. Juntos, municípios e Estado vão trabalhar por creches, escolas e uma formação de qualidade para que nossas crianças e jovens se tornem cidadãos exemplares”, disse o secretário Haroldo Rocha.

    As solenidades de adesão foram realizadas na quarta-feira (04), em Itaguaçu, na quinta-feira (05), em Vila Valério e na sexta-feira (06), em Nova Venécia. Todos os eventos contaram com a presença de prefeitos, vereadores, demais autoridades das cidades e profissionais da educação.

    Segundo o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana, “a ideia do Paes é fantástica. Nosso município prima pela educação e queremos que os estudantes tenham um aprendizado acima da média. Com essa assinatura, reforçamos para a comunidade veneciana o quanto nos importamos com a educação e vamos buscar sempre o melhor”.

    “Nossos índices estão acima da meta, mas queremos evoluir ainda mais. Já recebemos o material do Paes e o trabalho em sala de aula foi muito bem aceito, tanto pelos alunos como pelos professores. Agradecemos ao Governo do Estado e toda a rede municipal por abraçar os desafios da educação”, destacou o prefeito de Itaguaçu, Darly Dettmann, enfatizando que o município está no caminho certo, pois, hoje, o trabalho deve ser feito em rede.

    Visita às escolas da região

    Durante as visitas aos municípios, o secretário Haroldo Rocha também esteve em escolas da região.

    Na quarta-feira (04), o secretário foi a Itarana, onde visitou as escolas estaduais Josué Baldoto e Alto Jatibocas. Na quinta-feira (05), nas escolas Valério, Kaio Fredy e Atílio Vivacqua, de Vila Valério; CEEJA Pedro Vitali e Aristides Freire, de Colatina. Na sexta-feira (06), nas escolas Maria Dalva Bernabé, José Zamprogno e Alarico José de Lima, em Nova Venécia.

    Nas visitas, conversou com as equipes escolares de cada uma das unidades para saber quais projetos estavam sendo trabalhados nas instituições de ensino e os resultados que estavam sendo obtidos.

    Pacto pela Aprendizagem no ES

    O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) está em funcionamento e realizando ações desde o início de 2017, com a aprovação da lei nº 10.631, visando à organização das redes (municipais e estadual), otimização de recursos e potencialização de resultados.

    O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Paes e a estrutura necessária para o seu funcionamento; Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

    As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

    Até o momento, 60 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.





    Fonte: SEDU

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.