ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Prazo para inscrições no Programa Nossa Bolsa terminam na próxima semana O prazo para concorrer à bolsas de graduação presencial e a distância terminam na próxima quarta-feira (17)
    (Foto: Divulgação/Internet)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    11 de Janeiro de 2018 às 08h02
    As inscrições para participar do Programa Nossa Bolsa estão chegando ao fim. O prazo para concorrer à bolsas de graduação presencial e a distância terminam na próxima quarta-feira (17), no site do Programa (www.nossabolsa.es.gov.br).
     
    Para participar do Nossa Bolsa neste ano, basta ter estudado na rede pública estadual ou municipal durante o Ensino Médio, e também ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2017.
     
    No ato da inscrição, é necessário fornecer o número de inscrição do Enem, que pode ser obtido no cartão de confirmação da inscrição, no caderno de prova e também pode ser solicitado no Inep, ou pode ser obtido no aplicativo.
     
    Mestrado
    A reformulação do Programa, lançou duas novidades: opções de bolsas para graduação a distância, e também para mestrado. Apesar destas oportunidades terem sido divulgadas em novembro de 2017, as bolsas para mestrado serão oferecidas de acordo com a abertura do processo seletivo específico de cada faculdade e/ou universidade conveniada com a Fapes.
     
    O programa
    O Nossa Bolsa foi lançado em 2006, inicialmente apenas com bolsas de graduação, instituído pela Lei nº 8.263, e alterado pela Lei nº 8.642. A nova Lei tem o objetivo de ampliar seu alcance e incorporar bolsas de pesquisa e extensão, o que irá transformá-lo em um novo conceito de política pública integrada para o desenvolvimento do Ensino Superior Capixaba.
     
    Até o momento, o programa Nossa Bolsa já formou mais de 6 mil capixabas e, aproximadamente, 3 mil ainda estão cursando a graduação pelo programa. Neste ano, a previsão é de que o Nossa Bolsa forme mais de 800 alunos que irão completar a nona turma de alunos de graduação.
     
    Atualmente o programa tem parceria com 40 instituições de ensino superior e oferece 56 cursos de diferentes áreas: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Tecnologias. Ao todo, 72 municípios capixabas estão contemplados com o Nossa Bolsa.
     
    Os recursos do Programa serão disponibilizados por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e sua autarquia, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). “Idealizamos essa mudança com o propósito de atender, da melhor forma, os jovens capixabas que necessitam de uma educação de qualidade após o término do ensino médio”, salientou o secretário da Secti, Vandinho Leite.
     
    Além de ser um dos programas prioritários do Governo do Estado, o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, destacou que o Nossa Bolsa impulsiona a formação de recursos humanos para um segmento prioritário da população. “Esta evolução permite que os alunos passem a ter uma formação integral, unificando ensino, pesquisa e extensão”.





    Fonte: Fapes
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.