ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Educação
    Cachoeiro vai iniciar novo programa de educação integral em 2018 As escolas "Athayr Cagnin", no bairro Nossa Senhora de Fátima, e "Aurora Estellita Herkenhoff", no bairro Aquidaban, foram as escolhidas para desenvolver a fase piloto dessa iniciativa
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    26 de Outubro de 2017 às 08h06

    A Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) começa a implantar no próximo ano letivo um novo programa de Educação Integral na rede municipal. As escolas "Athayr Cagnin", no bairro Nossa Senhora de Fátima, e "Aurora Estellita Herkenhoff", no bairro Aquidaban, foram as escolhidas para desenvolver a fase piloto dessa iniciativa, que fornecerá aos estudantes uma jornada escolar ampliada, com aulas da grade básica e atividades extras para o aperfeiçoamento de competências intelectuais, físicas e sociais.

    Na "Athayr Cagnin", o atendimento será feito a cerca de 200 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já  a "Aurora Estellita" atenderá turmas do Pré 1 e do Pré 2 da educação infantil. A implantação do programa será conduzida com apoio do Comitê Municipal de Educação Integral, cujos membros tomaram posse na manhã desta quarta-feira (25), no gabinete do prefeito Victor Coelho.

    A criação do comitê está prevista na meta 6 do Plano Municipal de Educação (PME), que versa sobre a oferta de educação em tempo integral na rede pública municipal de ensino. Cabe aos membros do grupo acompanhar a evolução das ações relativas ao programa, além de realizar estudos e debater questões sobre o tema.

    Dentre os integrantes do comitê, estão representantes das secretarias municipais de Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Esporte e Lazer, bem como do Conselho Municipal de Educação (CME), da Associação Civil "Rochativa" e do Centro Universitário São Camilo.

    “Como secretária de Educação, fico lisonjeada por promover um trabalho articulado entre o Plano Municipal de Educação e o Plano de Governo da atual gestão. Com o tempo integral, vamos ampliar a permanência dos alunos na escola de forma planejada, buscando sempre a qualidade da aprendizagem”, pronunciou-se a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos de Vargas.

    O prefeito Victor Coelho, por sua vez, reafirmou o compromisso da administração municipal com a implementação da Educação Integral em toda a rede escolar do município. "Sempre foi o nosso ideal implementar essa modalidade, independentemente de isso constar no PME. Esta é uma sementinha que nós estamos plantando, cujos frutos nós vamos colher no futuro. E vocês do comitê são peça fundamental nessa construção", afirmou em seu pronunciamento.

    Gestora da escola "Athayr Cagnin" e integrante do comitê, Geilza dos Santos Álvaro comentou a importância de a unidade escolar ser uma das primeiras contempladas pelo programa de Educação Integral.

    "Toda a nossa equipe está muito empolgada, a cabeça está borbulhando de ideias. A escola de tempo integral vai muito além de deixar o aluno por mais tempo na escola. Os estudantes terão o seu tempo ocupado com atividades enriquecedoras. E é um projeto que atende a toda a comunidade, na medida em que todos utilizam o espaço da unidade e zelam por ele", ressaltou.

    Na terça-feira (24) e nesta quarta-feira (25), a "Athayr Cagnin" recebeu pré-matrículas para o atendimento em tempo integral, com o objetivo de fazer um levantamento da demanda. Estudantes daquela região terão prioridade no preenchimento das vagas. 

    De acordo com a Seme, o currículo escolar do programa está em fase de elaboração e deve contar com atividades educacionais, recreativas, esportivas e culturais complementares e interligadas às disciplinas estudadas em sala de aula.

     
     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.