Santuário Nacional de São José de Anchieta será restaurado - Rádio Conexão
ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Espírito Santo
    Santuário Nacional de São José de Anchieta será restaurado . A cerimônia para assinatura da Ordem de Serviço será realizada nesta sexta-feira (25), às 10 horas, na sede do Santuário, em Anchieta
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    22 de Maio de 2018 às 11h24

     O Santuário Nacional de São José de Anchieta, formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção, um dos símbolos da presença jesuíta no Brasil, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943, e por áreas da antiga residência jesuíta e pelo museu, vai ser restaurado. A cerimônia para assinatura da Ordem de Serviço será realizada nesta sexta-feira (25), às 10 horas, na sede do Santuário, em Anchieta. O evento vai contar com a presença do governador Paulo Hartung.

    O processo de recuperação deste valoroso monumento católico, um dos mais antigos do País, localizado na cidade de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, será feito em etapas e terá duração de total de dois anos. A primeira fase, prevista para iniciar em junho, fará o restauro e a readequação do museu. Realizada em 18 meses, ela compreenderá, entre outros, uma série de obras para oferecer maior acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção, como rampas, banheiros adaptados conforme normas técnicas, sinalização em braile e plataformas elevatórias para que os visitantes tenham acesso à Cela de São José de Anchieta e às salas do museu.

     Contempla, ainda, projetos museológicos e museográficos para organização de acervo e investimentos na climatização, na iluminação, na comunicação, na sonorização e no restauro de peças.

    A sustentabilidade econômica do museu será garantida com a construção de uma loja e um café para atender aos fiéis e peregrinos. O restauro de todos os telhados do museu e da Igreja conclui a lista de obras desta primeira fase.

    Na segunda etapa, serão executados o restauro da Igreja, a montagem da sala de documentação e estudos e o paisagismo cultural na área do entorno do Santuário.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.