ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    Iniciada Planificação da Atenção à Saúde para implantação da  Rede Cuidar Oficinas foram iniciadas nesta terça e continuam na quarta. Com isso, metade das unidades de saúde terão que ficar fechadas em cada um desses dias
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    07 de Março de 2018 às 06h10

    Foram iniciadas na manhã da terça-feira (06) as oficinas da Planificação da Atenção à Saúde que faz parte da preparação do município para a implantação da Rede Cuidar. As atividades reúnem os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e vão continuar nesta quarta-feira (07), no Salão Paroquial da Igreja Matriz, das 7 às 17 horas. As mesmas oficinas vão acontecer nos demais municípios que farão parte da Rede que terá sua sede em Guaçuí.

    Por isso, para que os servidores possam participar das oficinas, metade das unidades de saúde do município de Guaçuí está fechada nesta terça-feira e outra metade estará fechada na quarta-feira, conforme informa a Semsa. Essas oficinas irão se repetir na primeira semana de cada mês, a partir de agora até outubro deste ano. O objetivo é avaliar a importância da organização do sistema de saúde em Redes de Atenção, com a proposição de trabalhos em grupos e exposições para sistematização das informações trabalhadas.

    O secretário municipal de Saúde, Márcio Clayton da Silva, estava presente à abertura da Planificação e colocou que será uma fase de muito trabalho. “Mas sei que nossa equipe vai dar conta, porque acredito na capacidade de cada um que está aqui, assim como acredito no sucesso da Rede Cuidar”, afirmou.

    Já a prefeita Vera Costa, que também estava presente à abertura, agradeceu à participação de todos que estão buscando o sucesso da implantação da Rede Cuidar, em Guaçuí e região. Ela colocou a importância da Atenção Primária na Saúde para que tudo dê certo. “Muita gente não sabe que temos médicos e dentistas o dia inteiro nos ESFs e que não é preciso ir ao Pronto Socorro, que é lugar para emergências”, disse. Sendo assim, segundo a prefeita, é necessário ficar bem entendido que a Rede Cuidar vai atender especialidades. “Por isso, o sucesso da Rede Cuidar vai depender muito do trabalho realizado nas unidades de saúde”, completou.

    Também estavam presentes à Planificação da Atenção à Saúde a representante da Superintendência Regional da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Amanda Ribeiro, a facilitadora do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conas), Leane de Carvalho, e a coordenadora da Atenção Primária da Sesa, Monique Padilha, que destacou a importância das oficinas e destacou a presença da prefeita Vera Costa e do secretário Márcio Clayton. “Muito bom ter a presença dos dois neste processo”, colocou, destacando a importância da Atenção Primária no processo de implantação da Rede Cuidar.

     

    ESFs fechadas

    Com a participação dos servidores na Planificação, nesta terça-feira (06), estão fechadas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Dr. Abelha I e II (que funcionam anexas à Escola Municipal Isaura Marque da Silva – Caic), Antônio Dutra de Mendonça (São Tiago), José Theodoro (Vale do Sol) e Antônio Oliveira – Catatau (Balança). Já nesta quarta-feira, ficarão fechadas as unidades da ESF Ilo Miranda Bastos e Padre Galeno (que funcionam dentro da Unidade Básica de Saúde – Central), João Polido de Oliveira (São Pedro de Rates), Pedro Vieira Neto (Manoel Monteiro Torres) e José Rezende Vargas (Antônio Francisco Moreira).

    Além disso, as /ESF Ilo Miranda Bastos e Padre Galeno, na UBS Central, também estarão fechadas na quinta-feira (08), apenas na parte da tarde, para a realização do laboratório de capacitação das oficinas. Na parte da manhã, as duas unidades vão funcionar normalmente.

     

    Planificação

    A Planificação da Atenção à Saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar. Com o uso de estratégias educacionais desenvolvidas com os profissionais da saúde, trabalha-se o fortalecimento da Atenção Primária nos municípios.

     

     

    Dia de fechamento das ESF

     

    Terça-feira (06)

    Dr. Abelha I e II (Caic)

    Antônio Dutra de Mendonça (São Tiago)

    José Theodoro (Vale do Sol)

    Antônio Oliveira – Catatau (Balança)

     

    Quarta-feira (07)

    Ilo Miranda Bastos (UBS Central)

    Padre Galeno (UBS Central)

    João Polido de Oliveira (São Pedro de Rates)

    Pedro Vieira Neto (Manoel Monteiro Torres)

    José Rezende Vargas (Antônio Francisco Moreira)

     

    Quinta-feira (08) – parte da tarde

    Ilo Miranda Bastos (UBS Central)

    Padre Galeno (UBS Central)

     

    Legenda Foto Planificação Atenção à Saúde (Divulgação PMG)

    As oficinas da Planificação da Atenção à Saúde começaram nesta terça e seguem na quarta-feira, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Guaçuí.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.