ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    Junta Militar alerta jovens sobre início do alistamento obrigatório O prazo termina no último dia útil do mês de junho
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    08 de Janeiro de 2019 às 11h01

    Já começou o prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019, e a Junta de Serviço Militar de Cachoeiro lembra que o registro  pode ser feito pela internet. 

    No site www.alistamento.eb.mil.br, basta preencher o formulário, informando o número do CPF para validação dos dados pessoais. O prazo termina no último dia útil do mês de junho. 

    Caso não possua CPF, o jovem deve se dirigir à Junta Militar do município, levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada; e um documento de identificação oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público).

    A Junta Militar de Cachoeiro funciona anexa ao ginásio do bairro Aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. 

    O jovem que não faz o alistamento no prazo está sujeito a pagamento de multa e a restrições legais. Ele fica impedido de assumir cargos públicos, tirar passaporte ou renovar, se matricular em instituições de ensino superiores, sejam elas privadas ou públicas, e obter carteira profissional. 

    Contudo, há situações específicas em que os jovens podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar para deixar de participar. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.

    Aliste-se!

    Site: www.alistamento.eb.mil.br
    Junta de Serviço Militar: rua João Batista Calegário, 161, bairro Aeroporto (anexo ginásio de esportes) 
    Mais informações: (28) 3522-4100

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.