ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    Programação especial para comemorar a Independência do Brasil Por meio de decreto, o governador Paulo Hartung criou a Semana da Pátria – medida que prevê uma série de eventos comemorativos
    (Foto: Divulgação/Internet)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    01 de Setembro de 2017 às 15h47

    Com objetivo de resgatar os valores cívicos entre as pessoas por meio de atividades cívico-militares, culturais e esportivas, o Governo do Estado promove, desta sexta (1º) até a próxima quinta-feira (07), a Semana da Pátria 2017.

    Na tarde desta sexta-feira (1º), no Centro de Vitória, a solenidade do ‘‘Fogo Simbólico’’, que será levado da Praça Costa Pereira até o 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, marca o início da programação. No sábado (02), às 8h, os ‘‘Jogos da Pátria’’ vão acontecer na Praia de Camburi, próximo ao Píer 04, contando com a participação das equipes do 38º Batalhão de Infantaria, Escola de Aprendizes-Marinheiros, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Departamento de Operações Táticas da Secretaria de Justiça. Os militares se enfrentarão nas modalidades de Cabo de Guerra, Pista de Obstáculos e Vôlei. O evento é aberto ao público.

    Durante o sábado (02) e domingo (03), exposições sobre atividades operacionais do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça (Sejus), Polícia Civil, Polícia Militar, Marinha e Exército vão estar nos principais shoppings da Grande Vitória. Além disso, haverá apresentações de música e flashmobs com a Banda Júnior da Polícia Militar e a Banda de Música da Polícia Militar.

    Ainda no domingo (03), o 1º Pedal da Independência – Rua Coletiva vai tomar as ruas de Linhares, Região Norte, logo cedo para promover a conscientização da sustentabilidade do meio ambiente e da mobilidade urbana, além de promover a necessidade de uma rua mais segura. Os interessados em participar devem trocar 2kg de alimentos não perecíveis nos locais definidos por um cupom que dá direito a um kit a ser retirado no dia do evento (limitado a 550 kits) e ao sorteio de 4 bicicletas que será feito após o pedal.

    Na terça-feira (05), uma apresentação cultural com muita música, dança e teatro vai animar a Escadaria São Escadaria São Diogo, no centro da capital, às 18h. 

    Para encerrar a programação da Semana da Pátria com chave de ouro, o tradicional e aguardado desfile cívico-militar de 7 de setembro será realizado, pela primeira vez na história do Estado, em Linhares, no bairro Três Barras, no sentido BR-101/Fórum, a partir das 9h30.

     

    Decreto

    Por meio de decreto, o governador Paulo Hartung criou a Semana da Pátria – medida que prevê uma série de eventos comemorativos, em Vitória e em Linhares. A Casa Militar, órgão subordinado ao Poder Executivo Estadual, é a responsável pelo planejamento e pela coordenação das ações necessárias para realização das solenidades comemorativas cívico-militares. O município de Linhares foi escolhido para sediar o desfile por ser uma das maiores cidades da Região Norte e, principalmente, por oferecer uma excelente infraestrutura que comporta toda a logística e organização do evento. A cidade possui as ruas planas e largas, o que contribui e facilita o deslocamento durante a solenidade.

    De acordo com o secretário chefe da Casa Militar, coronel Daltro Ferrari, responsável pelo planejamento e coordenação da Semana da Pátria 2017, levar o desfile para o interior é uma forma de resgatar o civismo nas pessoas. ‘‘Estamos perdendo alguns valores com o passar do tempo. Antes havia apego à pátria e hoje não, e para trazermos isso de volta, a melhor forma é resgatar os símbolos de Estado, valorizar a educação, a disciplina e promover o amor ao próximo’’, ressaltou Ferrari.

    Segundo coronel Ferrari, além dos militares, civis também participarão do desfile. ‘‘As prefeituras de Rio Bananal, Sooretama, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Colatina, Marilândia, Jaguaré e São Mateus já estão confirmadas e irão participar do desfile, onde terão um grupamento especial para manifestação cultural. Também temos participações especiais de outros seguimentos da sociedade, como admiradores de motos Halley Davidson, Pestalozzi de Linhares, Escoteiros e o Clube de Desbravadores’’, completou o secretário.

     

     

    Clique aqui e confira a programação completa da Semana da Pátria 2017

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.
    Dra Izabela